Treinamento sobrevivência na selva
No final de semana que passou, 26 e 27 de julho, eu fui para Juquitiba/SP e em parceria com a Over Border Rescue me enfiei no meio da mata para fazer o treinamento Sobrevivência na Selva.
Formamos uma equipe com 6 alunos, pois muitos desistiram antes mesmo de começar ao perceber que aquele seria um final de semana frio e chuvoso.
Nos encontramos ainda na noite de sexta-feira próximo a estação Tiradentes do metrô em São Paulo. De lá, partimos em uma van para a cidade de Juquitiba onde se iniciou o treinamento com as apresentações e considerações iniciais.
Ainda na sexta uma aula bastante proveitosa de métodos de deslocamento e orientação por meios naturais e por bússola.
Após isso era hora de montar o acampamento, duas lonas, uma para o chão e outra para o teto. Revezamento para vigiar durante todas a noite e alvorada bem cedo.
Sábado o dia começou com trilha em mata aberta e depois mata fechada. Subida, descida, obstáculos e mochila nas costas. Depois, aulas de técnicas básicas de sobrevivência como sinalização, montagem de abrigo, primeiros socorros, obtenção de fogo, água e comida, além de demonstrações de construção de armadilhas e uma aula muito boa sobre ofidismo (tudo sobre cobras e a desmistificação das lendas sobre esse animal).
Aí ja era hora de montar o nosso abrigo, que dessa vez era ainda mais rústico que na noite anterior. Tivemos que limpar a área, construir a cabana, fazer fogueira, fazer a latrina e cozinhar a janta.
O dia não tinha acabado, ainda tivemos uma atividade prática noturna para aguçar os nossos sentidos.
Voltamos pro acampamento e passamos a noite revezando a vigia novamente. Frio, fome, sono e para ajudar um pouco de chuva… mas sobrevivemos!
Até que chegou a alvorada e era hora de levantar acampamento. Fizemos mais uma atividade prática, dessa vez incursão com uso de bússola e logo após voltamos para a sede.
Nessa edição do curso, tinha um plus, uma aula de Combate com Facas.
Foram quase 6 horas com técnicas básicas, movimentos de defesa, de contra ataque e de imobilizações.
Ao final do treinamento estávamos esgotados mas bastante satisfeitos com o nosso desempenho.
Os instrutores são todos militares ou ex-militares com grande conhecimentos, cada um em sua área. Passam os conhecimentos e conseguem trabalhar nosso psicológico de forma a termos uma experiência a mais real possível.
Aliando teoria com a prática, foi uma verdadeira imersão onde vivenciamos situações bem próximas ao real, saindo da nossa zona de conforto.
Cooperativismo, trabalho em equipe, criatividade, autoconhecimento e autocontrole são alguns dos fatores trabalhados naturalmente durante o treinamento.
Esse período me proporcionou fazer algumas reflexões e posso dizer que foi uma experiência incrível.
Quem tiver interesse, aqui o site da Over Border Rescue que também tem outros treinamentos, além de palestras e treinamentos empresariais.
5 Comments
Leave a Reply
Olá Jonathan !
Legal esse curso !
Queria entrar para o exército, mas não foi possível.
Sobre o curso, qual o limite máximo de pessoas ?
E preço, é muito caro ?
Obrigado.
Eae Madureira!
Não sei se tem limite de pessoas não, mas eles estão com uma turma aberta para setembro, dá uma olhada http://overborder.com.br/curso/sobrevivencia-na-selva
um abraço,
Jonathan Padua
Bom dia Jonathan !
Vi o site. Vou ver se vai dar para ir na turma de setembro.
Valeu !!
oi jonathan, queria saber se mulheres podem tambem entrar neste grupo, e quando tem outra turma, estamos em outubro obrigado.
Oi Graci, mulheres podem participar sim. As turmas você pode olhar direto no site da Over Border http://overborder.com.br/nossos-cursos
Um abraço,
Jonathan Padua