Alemanha

Free walking tour em Berlim: Uma verdadeira aula de história

Free walking tour em Berlim: Uma verdadeira aula de história


Como a maioria das crianças na escola, eu não gostava muito das aulas de história… mal sabia eu que alguns anos depois eu ficaria maravilhado ao fazer um tour por Berlim e finalmente entender a matéria que a professora tentava explicar naquela época.



Berlim é uma cidade muito rica em história, tendo passado por duas grandes guerras e uma divisão por quase 30 anos, suas ruas e construções exalam história.

Já cansei de falar por aqui que adoro explorar as cidades a pé, mas em Berlim eu não poderia fazer isso sozinho ou então perderia fatos, curiosidades, explicações de tudo o que tinha acontecido bem ali onde eu estava pisando.



Foi aí que encontrei o SANDEMANs NEW Europe, site que oferece walking tours nas principais cidades europeias. Na verdade eu já tinha feito o Free Walking Tour em Londres com eles.

No caso de Berlim, através do www.newberlintours.com você pode ver que existem 8 tours oferecido por eles. Entre tours temáticos como o Third Reich Berlin Tour e Pub Crawls existe a opção do Free Tour. E foi esse que fizemos logo no primeiro dia na cidade.

Galera do tour reunida





Nosso guia foi o Zabi, um londrino que estudou política e mora em Berlim desde 2010. Bastante divertido e dinâmico, Zabi nos deu uma verdadeira aula sobre a história alemã e nos guiou pelos principais pontos históricos de Berlim.

O ponto de encontro para iniciar o tour era bem próximo ao Portão de Brandemburgo, então esse foi o nosso primeiro ponto de parada. Simplesmente lindo e a região ainda estava super agitada porque a final da UEFA Champions League iria ocorrer naquela semana.





Saímos de lá e a nossa próxima parada já foi o incrível Memorial do Holocausto. Sem palavras para descrever o que é estar naquele lugar, um misto de sentimentos e emoções.









Continuamos andando e o Zabi ia falando sobre alguns prédios do governo, construções importantes para a cidade… passamos pelo lugar onde vários metros abaixo do solo ficava o bunker de Adolf Hitler.

Paramos novamente, dessa vez em um memorial que contém uma exposição chamada Topografia do Terror e ainda possui um trecho original do Muro de Berlim.





Mais uma caminhada com pequenas pausas e alguns detalhes que podem passar despercebidos e chegamos ao Checkpoint Charlie.





O tour termina na Gendarmenmarkt, praça que fica no centro histórico da cidade.





São aproximadamente 3 horas de tour, mas você nem vê a hora passar. São tantas informações e tantos lugares interessantes que você solta um “ahhhh” (igual no programa do Jô) quando o guia anuncia o fim.

Tour recomendadíssimo para qualquer um que vai à Berlim. E a minha dica é fazer já no primeiro dia porque também é uma forma de você começar a se localizar e entender a cidade. Muito bom mesmo!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Next post
Visita ao estúdio Harry Potter em Londres



Previous Article
Passagem para São Paulo de ônibus ou avião?

jonathan

About the Author
jonathan

Related Posts

4 Comments

  1. Daniel Conceição

    28/12/2015 at 12:09 pm — Reply

    Fala!

    Também fiz esse tour e gostei muito! Berlim é sensacional e o tour dá uma boa noção da cidade.

    Sou cliente antigo dos free walking tours da Sandeman e já os fiz em várias cidades.

    Abraço

    • jonathan

      28/12/2015 at 3:12 pm — Reply

      Boa Dani, também virei fã dos tours da Sandeman.

      Valew pela visita, kara!

      Abs

      Jonathan Padua

  2. Pedro Henriques

    06/09/2017 at 6:16 pm — Reply

    Na minha passagem por Berlim não fiz walking tour, andei eu mesmo a explorar a cidade. Mas esses tours t~em a vantagem de serrem feitos por pessoa que conhecem detalhes que não vêem nos guias de viagem, o que torna a visita mais interessante!

    • jonathan

      06/09/2017 at 7:30 pm — Reply

      Fala Pedro, legal!

      Com certeza as duas formas têm vantagens e desvantagens. Explorar a cidade andando por conta é legal também, você acaba descobrindo as coisas por si só e quando quiser ficar mais tempo em algum lugar, pode ficar sem ter que seguir o pessoal do tour.

      Valew, abração!

      Jonathan Padua

Leave a Reply