Saiba tudo sobre o Festival Gastronômico de Monte Verde
Até o próximo dia 29 de outubro, o distrito de Monte Verde no sul de Minas Gerais, recebe o 8º Festival Gastronômico de Monte Verde e em 2017 o tema será “Sabores e Saberes da Serra”, uma deliciosa desculpa para você conhecer esse lugar com ar europeu e aquela hospitalidade maravilhosa do povo mineiro ou caso já conheça, visitar a vila novamente porque já sabe que o lugar é demais!
Tive a oportunidade de visitar Monte Verde por alguns dias no pré-evento e também de participar do jantar oficial de abertura para saber tudo o que vai rolar por lá.
O tema “Sabores e Saberes da Serra” refere-se a localização geográfica de Monte Verde, na Serra da Mantiqueira. Sendo rodeada por pinheiros e araucárias consegue reunir os sabores mais autênticos das montanhas.
Participam do Festival 39 estabelecimentos como bares, restaurantes, chocolaterias, produtores orgânicos e chefs de cozinha que oferecerão receitas especiais durante os dias do evento.
Meus destaques vão para o Risoto de Calabresa do dona Mucama, a Sopa de Morango da Gressoney, o Salmão Manfred da Confraria Paulistânia e a Picanha na Pedra com Pinhão do restaurante Alpminas:
Mas é claro que tem muito mais, confira a lista completa.
Programação do Festival Gastronômico de Monte Verde 2017
Além disso, uma intensa programação com atividades culturais e sociais, palestras e workshops. Confira a programação:
18 de outubro (14h30) – Oficina “Delícias de Polvilho” com a equipe de Conceição dos Ouros, principal produtor de polvilho.
19 de outubro (14h30) – Oficina sobre PANCs, com os Chefs Juliano e Fernando Basile de Gonçalves M.G.
20 de outubro (14h30) – Aula prática sobre pães com Carlinhos e Gleice (Pães Caseiros Meu e da Gleice) e sobre bolos com Alessandra Lippi. “Brunch Caipira”.
21 de outubro (14h30) – Oficina “Sabores da Serra: Mergulho no Pirão” com o Chef Heyttor Barsalini, de Ubatuba.
22 de outubro (14h30) – Palestra Harmonizada, com o Sommelier Alexandre Levi da Mistral Verde.
23 de outubro (14h30) – Oficina “Comidas da serra” com os chefs Sonia Kohen, Thiago Blanes e Cida Lemos de Monte Verde, apresentação Tiago Mentor.
24 de outubro (9h) – Atividade infantil “Paçoca de São João”. com Tiago Mentor Local: Escola Araucária.
24 de outubro (14h30) – Palestra Harmonizada, com o Beer Sommelier Rafael dos Santos Lima. Local: Arsenal da Cerveja, Av. Monte Verde, 858
25 de outubro (14h30) – Oficina Saudavelmente Requintado com a Chef Graziela Coutinho.
26 de outubro (14h30) – Oficina com o Chef Ari Kespers e convidados.
27 de outubro (14h30) – Atividade Infantil com Guinho. Local: Escola Melhoramentos.
27 de outubro (14h30) – Oficina com a empresa Catupiry.
28 de outubro (10h00) – Atividade infantil com o Guinho.
28 de outubro (14h30) – Oficina “Sabores da Serra, Fondues e Racletes”, com o Chef Breno Lerner de São Paulo.
29 de outubro (14h30) – Oficina com Fernando Tadeu do Canal Rango de São Paulo
Todas as atividades acontecem no Instituto Albert Rodrigues (IAR) na Rua Junípero 5A, exceto quando informado outro endereço.
Até 2016 o Festival acontecia no primeiro semestre, agora teve a data alterada para o final de outubro, o que eu achei sensacional visto que a primavera deixa Monte Verde ainda mais linda.
O Festival Gastronômico de Monte Verde é realizado pela Comissão Comunitária de Eventos e pela Associação Comercial de Monte Verde (ACMV) com direção de Sonia Kohen e curadoria de Tiago Mentor. É apresentado pela Melhoramentos Florestal, e tem o patrocínio dos Laticínios Catupiry, Casa Flora e Cerveja Paulaner.
Para mais informações, acesse www.festivalmonteverde.com.br e a fanpage do festival no facebook.
Visitei Monte Verde a convite da Companhia Melhoramentos e sua assessoria A4&Holofote. A opinião é totalmente pessoal e isenta de qualquer acordo comercial. Indico porque aprovo!
No Comment