Casa 24

24

Dica: escolher o assento no avião

Galera, hoje venho com uma dica para você não passar mais aperto em avião.

O site é o SeatGuru

Em inglês, mas bem tranquilo para navegar por lá.

Você coloca o número do seu vôo e ele traz informações detalhadas da aeronave, com número de assentos, quais os que ficam nas melhores posições, o mais perto do banheiro, o com mais espaço para as pernas e por aí vai.

Infelizmente, das companhias nacionais eu só consegui encontrar a TAM, mas ja é um começo.

A única informação que o site não tem, é se próximo a determinado assento sentará aquela pessoa chata que vai fazer com que a viagem pareça durar uma eternidade, mas isso é o risco que corremos.

Um abraço.

Viajar em pé no avião?

Eae galera mochileira, hoje vi uma notícia sobre uma companhia aérea que pretende testar lugares para que os passageiros viajem em pé…..

Não, não é brincadeira, veja a notícia no site da Folha Online.

Pois é galera, nós mochileiros gostamos de economizar durante as viagens, para poder fazer com que a viagem dure mais tempo e conhecer mais lugares. Mas viajar em pé em um avião?

Existe um mínimo aceitável de conforto, além da questão da segurança.

A notícia também cita a ideia da companhia em cobrar 1 libra pelo uso dos banheiros a bordo. Absurdo!

Espero sinceramente que isso não seja aprovado. Eu pelo menos não viajaria dessa maneira, por mais barato que possa ser.

E você viajaria em pé? O que você acha dessa iniciativa?

Deixe seu comentário.

Compras no exterior

Atualizado em Março/2011

Olá galera, quando viajamos para o exterior, uma coisa muito comum é fazer compras. Mas existem algumas regras para isso, então vamos verificar algumas dessas regras para não termos dor de cabeça.

– Limites e taxas

Para compras internacionais, o limite máximo permitido é de 500 dólares por pessoa, exceto o Paraguai, onde esse limite baixa para 300 dólares. O que passar desse valor terá uma taxa de 50% que você deve pagar para a Receita Federal.

Desde outubro de 2010 não há mais a necessidade de declarar bens como telefone celular, relógio de pulso e câmera fotográfica na hora de viajar, esses produtos agora fazem parte do conceito de bens manifestamente pessoais, por isso não é necessário declará-los para a saída do Brasil. Confira o Guia Rapido para Viajantes do site da Receita.

Ao retornar ao Brasil deve-se preencher o formulário declarando se ultrapassou ou não o limite de 500 dólares. Caso não declare, você pode passar sem pagar o imposto, mas corre o risco de o fiscal querer verificar sua bagagem, aí se o valor em mercadorias ultrapassou o limite de 500 dólares, além da taxa de 50% você também deverá pagar uma multa de mais 50%. Total 100%, o que faz o produto ter custado duas vezes mais caro no final.

Para mais informações, consulte o site da Receita Federal.

– Dinheiro

O limite de dinheiro em espécie que você pode levar para o exterior é de R$10 mil ou a quantia equivalente em outra moeda. Valores acima disso também devem ser declarados na saída do Brasil.

– Devolução de impostos

Alguns países, como a Argentina, devolvem o imposto nacional que você paga pelos produtos. Para isso, a loja onde você efetuar a compra deve estar cadastrada no programa. Na hora da compra, peça a ficha de reembolso para turistas e entregue-a no local específico da alfandêga no aeroporto na hora em que estiver embarcando de volta para o Brasil. Informe-se se o país para onde está indo faz essa devolução de impostos e verifique as regras.

– Free Shop

Além do limite de 500 dólares para compras em outros países, você ainda tem um limite de mais 500 dólares para compras no Free Shop. Alguns itens do Free Shop também têm um limite específico por pessoa, como: 24 garrafas de bebidas alcoólicas, sendo a quantidade máxima de 12 unidades por categoria; 20 maços de cigarros de fabricação estrangeira; 10 produtos de perfumaria e por aí vai. Para mais informações consulte o site Duty Free.

Quando forem, não esqueçam do meu presente.

Boas compras.

A importância do idioma

Hola!

Quando vamos viajar para outro país sempre pensamos (ou deveríamos pensar) em como iremos nos comunicar, pois um dos objetivos de se fazer um mochilão é a integração com a cultura do país para o qual está indo. E qual a melhor forma de se fazer isso, senão conhecendo as pessoas e interagindo com a galera de lá?

Se você sabe inglês, ja é um enorme passo, mas aprenda pelo menos algumas “palavras de educação” (como: por favor, obrigado, bom dia, boa noite) no idioma do país, os nativos irão gostar que você se esforçou para aprender o idioma deles e irão ser mais receptivos. Lembre-se também que não é todo mundo que fala inglês.

A dica aqui é: não deixe de comprar um guia de bolso, que contenha expressões usadas em situações típicas de viagens, como check in e check out em hotel/hostel, restaurante, táxi, compras, emergências…



O meu guia de espanhol para esse mochilão é o da foto, comprado na Fnac. Da Lonely Planet, ele é Espanhol/Inglês e custou menos de 20 reais. Vale a pena!

Então em resumo, compre um guia de bolso, aprenda palavras básicas no idioma e por último, dê uma passada no site www.rodei.com.br e confira as 5 dicas de Thiago Khoury para se comunicar sem falar a língua do lugar.

Hasta luego!

Alguns itens patriotas para levar na mochila

Ehhh galera, Brasil mandando bem saiu da Copa, amanhã tem perdeu o jogo contra a Holanda e na semana que vem eu embarco para o meu mochilão. Estou pensando e montando um check list do que vou levar e alguns desses itens ja vou compartilhar com vocês.

São os itens que demonstram o patriotismo pelo nosso país e o orgulho em demonstrar para os outros que somos brasileiros. Não é apenas porque estamos na época da copa não, pois estarei embarcando no dia da final e o Brasil pode até ter saído da Copa até lá ou se chegar poderá perder, torceremos para que isso não aconteça claro ja foi eliminado.

Os itens são os seguintes:

– Camiseta da seleção: Reconhecida em qualquer lugar do mundo







– Bandeira do Brasil: Para tirar algumas fotos em lugares específicos













– Patch da bandeira do Brasil, comprado no Arco e Flecha, colocado na mochila: e conforme as viagens forem acontecendo, vou colocando os patches dos outros países.











É isso ae galera não deixem de levar algo que represente nosso país quando for visitar outros países. Essa é a dica! Em época de copa o brasileiro se torna muito mais patriota, mas acho que isso deveria estar sempre conosco e não apenas de 4 em 4 anos. O Brasil tem coisas ruins, mas também tem coisas boas como qualquer outro lugar, por isso vamos representa-lo bem quando formos em uma viagem internacional, certo?

Brasil rumo ao Hexa (em 2014)!

Até mais.

Kit reparo

Com o que se parece o objeto na foto abaixo?







Descobriu? Não?

Esse é o “kit reparo” feito pelo meu amigo mochileiro Anderson (acompanhe o mochilão que ele está fazendo por alguns países da América do Sul no blog Mochileiro online).

Pois é, durante nossas pesquisas e conversas resolvendo o que devemos levar para um mochilão, chegamos a conclusão de que seria necessário levar um kit reparo, para caso acontecesse alguma coisa com a mochila.

Já imaginou você com a mochila rasgada ou com uma alça descosturada durante sua viagem? Claro que a intenção é que isso não aconteça, mas querendo ou não estamos sujeitos a passar por esse tipo de situação, por isso melhor estar preparado do que ficar na mão, certo?

Os itens:

– Silver Tape
– Linha comum
– Linha de pesca
– Agulha

Como fazer:

Compre um picolé e não jogue o palito fora. Enrole a silver tape e as linhas no palito e prenda a agulha com um pedacinho de silver tape. Pronto!

Simples de se fazer, não ocupa muito espaço e pode te salvar a viagem, não acha?

Até mais galera.

O que pode acontecer, ou não, em um albergue

Salve galera, acessando os sites e blogs que tenho o costume de fazer todas a manhãs, acabei me deparando hoje com mais um ótimo vídeo dos karas do site Anões em Chamas e resolvi compartilhá-lo com vocês. O vídeo é uma situação muito engraçada ocorrida em um albergue, ou hostel, e conta com a participação do também muito bom Jacaré Banguela.

Como sabem poderemos nos deparar com todo o tipo de gente e passar pelas mais diversas situações em um albergue, cabe a nós sabermos lidar com tudo isso. Afinal esse é o espírito mochileiro.

O The Hostel from Fondo filmes on Vimeo.

Agradeço ao pessoal do Anões em Chamas por permitirem a divulgação do vídeo. Acessem e vejam os outros vídeos deles aqui.