Casa 27

27

Documentação para viagem

Bom galera, uma da partes mais importantes na programação da sua viagem, é a preparação da documentação.

Verifique com bastante antecedência a documentação necessária para entrar no(s) país(es) para o qual esta indo, bem como a necessidade de tomar alguma vacina ou fazer algum exame.

Os principais documentos relacionados a viagens internacionais são:

Passaporte: esse não tem como escapar. Ao viajar para o exterior, salvo algumas exceções, esse será o seu documento. Veja qual o procedimento para fazer o requerimento e tire suas dúvidas sobre passaporte no site da Polícia Federal.

Visto: específico para cada país. Existem vários tipos de vistos: de turista, de trabalho, de estudante e por aí vai. Verifique o site da embaixada do país destino para obter informações de como proceder.

Vacina: também é um assunto que varia de acordo com o país. Consulte o site da Anvisa, na seção de Orientações a viajantes ou o site da embaixada do país que pretende viajar para tirar suas dúvidas.

No caso específico do meu mochilão pela Argentina, Chile e talvez Uruguai. Esses países não exigem passaporte, visto e nenhuma vacina, o único documento exigido é o RG. Fácil, não?

Nota: apenas o RG é aceito, não pode ser substituído por CNH, Carteira de classe ou outro documento. O único documento que pode substituir o RG é o Passaporte.

Tenho apenas uma ressalva. Durante minha pesquisa encontrei divergências entre os sites, alguns diziam que não são aceitos RGs com a data de emissão anterior a 10 anos, outros diziam que não havia problema. Porém em um ponto todos concordavam, o RG precisa estar em bom estado de conservação e você precisa ser reconhecido na foto.

Como meu RG não estava bem conservado, a data de expedição dele era de 1999, ou seja, a mais de 10 anos e na foto eu era apenas um garotinho de 14 anos resolvi não correr o risco de ser barrado e por isso no sábado passado, depois de adiar bastante fui até o Poupa Tempo e fiz um RG novo. Estarei com ele em mãos na quarta-feira.

Para quem pretende dirigir, a maioria dos países aceitam a CNH brasileira por um determinado período. Verifique antes se apenas a CNH é o suficient ou se há a necessidade de possuir a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Para informações sobre a PID dê uma olhada no site do Denatran. Tenha cuidado com a data para que sua carteira não perca a validade durante a sua viagem.

Dica: Tire uma cópia de todos os documentos e cartões que levará com você na viagem, deixe uma cópia guardada em casa e envie outra para o seu próprio e-mail. Em caso de perda ou roubo, a “dor de cabeça” será menor.

Abraço a todos.

Dicas para a montagem do roteiro

Na montagem do roteiro (de qualquer viagem), as primeiras duas perguntas a responder é: “pra onde?” e “quanto tempo?”

Defina os locais por onde vai passar, escolha as cidades/paises e faça uma lista.

Verifique de quanto tempo dispõe, se tiver 30 dias por exemplo, monte o roteiro em cima de 27 ou 28 dias. Sempre deixe alguns dias para os imprevistos.

Locais e tempos definidos, hora de montar o roteiro. Porém antes de montar o roteiro deve-se levar em consideração qual vai ser o perfil da sua viagem, o objetivo pelo qual você está indo para determinado lugar. Por exemplo, você pode querer visitar o máximo de cidades que conseguir ou você pode querer ficar um tempo maior em cada uma das cidades que visitar. Isso vai do perfil de cada um e claro do seu interesse em cada cidade por qual passar.

Ok, com esses itens definidos hora de decidir por onde começar. Se você for de avião, pesquise várias companhias e diferentes dias das semanas, você pode conseguir uma boa economia. Outra coisa a ser definida é a compra da passagem de volta. Voltando da mesma cidade em que chegou, você ja pode comprar as passagens de ida e volta, isso deixaria o preço mais baixo, porém você terá a necessidade de voltar para a primeira cidade para poder pegar o avião, por isso faça a pesquisa e veja qual modo compensará.

Próxima etapa: definir o transporte entre as cidades. Aqui você deve pesquisar as várias maneiras de ir de uma cidade a outra, dependendo do local temos a opção de avião, ônibus, trem, aluguel de carro e por aí vai. Veja quais estão disponiveis no local para onde vai, faça a relação custo benefício e veja qual seria o melhor para você. Lembre-se que no caso de aluguel de carro, deve-se verificar a documentação exigida para poder dirigir no país/cidade para o qual você está indo.

Reservar o hotel/albergue com antecedência é sempre bom, porém nada impede de você resolver na hora, mas leve anotado pelo menos uns dois ou três em cada cidade para não correr o risco de encontrar um sem vagas, não saber para onde ir e acabar em um totalmente desconhecido. Este cuidado é essencial em alta temporada.

Por fim lembre-se de não restringir totalmente seu roteiro, imprevistos podem acontecer ou até mesmo pode aparecer algo para fazer e você com certeza vai querer “encaixar” no seu roteiro.



Anote tudo, faça rascunho, imprima um mapa e um calendário e pesquise. Esse é o segredo.

Esse aqui do lado é o meu “Painel para montagem de roteiros” (na falta de um nome melhor).

Até a próxima.

Tipos de mochila

Fala galera, resolvi criar um post a respeito de um item essencial ao mochilão, exatamente o item que da o nome à esse tipo de viagem, a Mochila.

Pra você que está procurando sua mochila, irá encontrar os mais variados tipos, modelos, preços e tamanhos. Descreverei nesse post os tipos principais.

Seguinte galera, claro que vai depender do tipo de viagem que será feita, mas no geral leva-se uma mochila cargueira, uma mochila de ataque e pode-se incluir também um money belt. Vamos ver o que é cada um:

Mochila cargueira – acima de 40L: esse é o mochião. Essa mochila será utilizada para levar tudo aquilo que você precisará durante o mochilão. O tamanho dependerá do seu destino (frio ou calor), quanto tempo irá ficar e claro do seu perfil, há pessoas que se viram com 3 trocas de roupas para um mês. Essa mochila será despachada no avião ou no ônibus, ficará trancada no locker do hostel, enfim será bem “maltratada” por isso ela deve ser bem resistente. Ela será sua melhor amiga e fiel companheira.





Mochila de ataque – até 40L: essa mochila tem o tamanho das mochilas escolares. Ela será
utilizada, principalmente, em duas situações: 1° Enquanto o seu mochilão é despachado no avião, essa será a sua mala de mão. É recomendável levar nessa mochila uma troca de roupa, alguns itens de alimentação e materiais de valor que não são recomendáveis serem despachados, como notebook e câmera, por exemplo.
2° Em alguns passeios durante sua viagem, como trilhas ou passeios mais longos você precisará levar alguns itens, como roupas, alimentos, etc. Você usará sua mochila de ataque, que é menor, enquanto sua cargueira fica no hostel.





Money belt: esse não é essencial, porém bem útil. Ele prece uma pochete só que mais fino e nele você carrega dinheiro, cartões e documentos. Deve ficar preso por dentro da roupa.





Basicamente é isso pessoal, aguardem mais posts referente a mochilas.

Um abraço a todos.

Roteiro – De 11/09/2010 até 27/09/2010 – Buenos Aires, Bariloche, Pucon

Eae galera,

Como disse no último post, no próximo mês de julho estarei embarcando para o meu primeiro mochilão juntamente com minha namorada, a Bruna.

Como poderão reparar, temos o roteiro definido em alguns pontos e em outros pontos ainda em aberto. Isso nos da uma margem para imprevistos e também a flexibilidade de poder alterar alguma coisa para ir a algum lugar que não haviamos pensado previamente ou ficar um dia a mais em alguma cidade, por exemplo.

Vamos lá.

Embarcaremos no dia 11 de julho domingo, via British Airways de Congonhas/SP para Ezeiza/Buenos Aires. Este é o dia da final da copa do mundo, porém o voô é bem cedo e chegaremos la a tempo de ver a grande decisão. Minha camiseta da seleção estará na mochila, claro.

Ficaremos então 3 dias em Buenos Aires 11, 12 e 13 de julho e no dia 14, quarta-feira pegaremos o bus para Bariloche. Como serão 20 horas de estrada, chegaremos em Bariloche apenas no dia 15.

Chegando em Bariloche, começa a parte ainda em aberto do nosso roteiro, temos várias opções mas as mais prováveis são:
1ª – Logo que chegar em Bariloche alugar o carro, ir para Pucon e curtir Bariloche depois
2ª – Aproveitar Bariloche por alguns dias, depois alugar o carro e ir para Pucon
Acredito que acabaremos decidindo pela 1ª opção.

Entre Bariloche e Pucon ficaremos por volta de 8 dias, então ja estaremos no dia 23 de julho. Depois disso voltaremos para Buenos Aires. Se voltarmos de ônibus “perderemos” um dia porém gastaremos menos, se voltarmos de avião “ganharemos” um dia porém gastaremos mais.

Aproveitaremos então os últimos dias em Buenos Aires, podendo até em um desses dias conhecer a cidade de Colônia e/ou Montevidéu no Uruguai, ja que esse trajeto é feito de Barco e leva no máximo 3 horas.

Por último, no dia 27 de julho terça-feira, embarcaremos de volta de Buenos Aires para São Paulo.

Mapa com o trajeto a ser percorrido:


Exibir mapa ampliado

Então é isso ae, se tivermos alguma alteração postarei.

Abaixo, links de alguns sites utilizados na montagem do roteiro:

– Passagem de avião para argentina: www.submarinoviagens.com.br

– Passagens de ônibus: www.plataforma10.com.ar (em espanhol)

– Auxílio nos trajetos e distâncias: maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl

– Opinião, sugestões, dicas entre outras coisas: www.mochileiros.com

Abraço a todos.

Jonathan

O começo

Salve mochileiros, sejam bem-vindos!!

Este é o post de estréia desse mais novo blog sobre mochilão.
Próximo mês de julho estarei embarcando no meu primeiro mochilão e estive pensando: Preciso descobrir um jeito de compartilhar as informações com outros mochileiros e qual a melhor forma de fazer isso senão pela internet, através de um blog?
Então demoro…
Afinal de contas um bom mochilão se baseia em muita pesquisa e planejamento. Hoje em dia o meio mais usado e melhor para se fazer isso é a internet. E eu pretendo trazer aqui dicas, informações e sugestões para facilitar a nossa vida
Um abraço
Jonathan