10 dúvidas sobre hostel
Apesar de bem popular, muita gente ainda tem dúvidas sobre hospedagem em hostel.
Conversando com alguns proprietários de hostels espalhados pelo Brasil, percebi que são dúvidas bem simples e que eu poderia ajudar de alguma forma, então resolvi pegar as principais e respondê-las aqui em forma de post.
Mas antes disso, é hostel ou albergue?
Na verdade as duas palavras estão corretas e querem dizer a mesma coisa, porém antigamente a palavra “albergue” era utilizada para referenciar abrigo para desabrigados. Já a palavra “hostel” vem do inglês que indica hospedagem com preços menores que hotéis e com ambiente de socialização entre os hóspedes.
Talvez para diferenciar daqueles abrigos, o termo hostel se popularizou aqui no Brasil e hoje é amplamente utilizado.
10 principais dúvidas sobre hostel
1 – Vou dormir em quarto com pessoas desconhecidas?
Se você quiser, sim!
Uma das principais características do hostel é a opção de quarto coletivo com 4, 6, 8… já fiquei em quarto com 16 camas. Porém muitos hostels oferecem quarto privativo, quarto para casal e até quarto familiar.
Vai de cada um escolher aquele onde mais se sentir confortável e normalmente quanto maior o número de camas no quarto, mais barato é o valor da diária.
2 – Preciso levar lençol e toalha?
Nunca fiquei em hostel que não estava incluso os lençóis, porém já fiquei em hostel que não oferecia toalha (ou melhor, você alugava a toalha a parte).
O mais comum é oferecerem os dois, mas é bom confirmar na hora da reserva e sempre ter uma toalha na mochila.
3 – Tem café da manhã?
A maioria serve café da manhã e alguns são bem bons!
Já fiquei em hostel que não servia café da manhã mas tinha uma espécie de convênio com uma padaria ao lado e também já fiquei em hostel sem café da manhã e pronto. Não é de todo ruim, pois normalmente o valor da estadia será menor e você pode experimentar diferentes cafés da manhã nos dias em que ficar hospedado por lá.
Mas você pode encontrar hostels que oferecem café da manhã melhor do que o encontrado em muitos hotéis por aí. Um exemplo disso é o café da manhã do Hostel in Rio que é muito caprichado e com opções bem variadas.
4 – Hostel é limpo?
Do mesmo jeito que hotel, existem hostel de todos os tipos.
A maioria é bem limpo, mas tem um ou outro que pode deixar a desejar.
Por isso é importante ver opiniões e fotos de outros hóspedes antes de você reservar o seu.
5 – Hostel é seguro?
Sim! É bastante seguro, alguns mais, outros menos.
De qualquer forma, é sempre bom tomar os cuidados necessários como deixar seus pertences no locker trancado com seu cadeado, não deixar coisas de valores dando sopa, além é claro de escolher um hostel bem localizado.
6 – Hostel tem balada?
Existem alguns hostels que foram concebidos como hostel-balada ou hostel-bar, esses normalmente oferecem festas e/ou happy hour com bons drinks para animar a vida noturna.
Caso esteja procurando esse tipo de diversão, pode ser uma boa procurar hostels desse tipo.
7 – Terei que compartilhar o banheiro com todo mundo?
Da mesma maneira que quarto compartilhado, existem opções!
Existem suítes privativas, quartos privativos com banheiro compartilhado, quartos compartilhados com banheiro privativo, quarto compartilhado com banheiro compartilhado.
Basta procurar o que mais lhe agrada. Eu já fiquei em todos esses tipos e são experiências diferentes que valem a pena.
8 – Tenho que preparar minhas próprias refeições?
Dificilmente você encontrará algum hostel que inclua alguma outra refeição além do café da manhã, mas hotel normalmente é assim.
Nesse caso eu vejo o hostel como uma vantagem, já que existe um espaço para você preparar a sua própria refeição e economizar um pouco não saindo para comer todos os dias.
9 – Tem idade correta para ficar em hostel?
Normalmente menores de idade são aceito apenas com a companhia de um adulto e em quarto privativo.
Já li relatos também de hostels com limite máximo de idade, mas isso não é comum.
O que vale é o espírito jovem e o desejo de viajar e conhecer pessoas!
10 – Os outros hóspedes andam pelados pelo quarto?
Já passamos por situações hilárias de pessoas se trocando na nossa frente ou saindo do banho só de toalha, mas isso é uma coisa bem cultural e as pessoas não fazem por mal.
É um “risco” que se corre ao ficar hospedado em quarto compartilhado, mas não acho que seja um impeditivo para se hospedar em hostel.
Eae, ainda ficou alguma dúdiva? Pergunte ai, que eu respondo aqui!
No Comment