Como agir em caso de bagagem extraviada
Nunca passei por uma situação dessas, mas todos nós sabemos que é uma situação que ocorre frequentemente e poderá acontecer com qualquer um de nós em uma das nossas próximas viagens, infelizmente.
Ter a bagagem extraviada não é ruim pelo valor material que podemos perder, mas sim pela dor de cabeça de chegar ao destino e estar só com a roupa do corpo. Ou então de voltar pra casa sem todas as compras feitas durante a viagem.
Não desejo que isso aconteça com ninguém, mas é bom saber alguns procedimentos e algumas dicas de como agir caso tenha a bagagem extraviada.
Antes de tudo, nunca é demais lembrar que não se deve despachar notebooks, câmeras, celulares e outros eletrônicos. Esses itens devem ir sempre na bagagem de mão.
A primeira coisa que você deve fazer caso tenha a bagagem extraviada, perceber que a mesma está danificada ou ainda sentir falta de algo, é ir até o balcão da companhia e informar o ocorrido, você preencherá um formulário chamado Property Irregularity Report – P.I.R. (Relatório de Irregularidade de Propriedade)
No PIR você deverá incluir as seguintes informações:
– Número da etiqueta que identifica sua bagagem
– Tipo e cor da bagagem
– Marca
– Identificação externa
– Conteúdo da bagagem
– Passagem
Não se esqueça que o formulário deverá ter a assinatura do funcionário e do passageiro, então não se esqueça de pegar a assinatura com o atendente. Sem a assinatura do funcionário da companhia o PIR não terá validade alguma.
Feito isso, a companhia tem um prazo para localizar a bagagem e devolve-la. Caso a bagagem extraviada não seja encontrada, a companhia deverá pagar uma indenização ao passageiro. O valor da indenização vai depender se o voo é nacional ou internacional.
No site da ANAC tem um PDF bem bacana com algumas dicas sobre bagagem, como limites, declaração de valores e casos de bagagem extraviada ou danificada.
E você já teve a bagagem extraviada? Conte-nos a sua experiência.
5 Comments
Leave a reply
Oi Jonathan,
Ótimo post, super instrutivo !
Ninguém está livre de uma situação chata dessas, afinal, quem viaja tem bagagem!
Abs,
Cristiana
http://www.s7study.com
Oi Cristiana,
obrigado!
O que vc disse é verdade, isso pode acontecer com qualquer pessoa em qualquer viagem.
Abraços,
Jonathan Padua
Ja tive problema com mala quebrada e mala com
Cadeado arrombado. Felizmente nesse ultimo não levaram nada.
Acho que vale muito proteger a mala com aqueles plásticos que vedem no aeroporto. Além de proteger a mala eles também dificultam o roubo além de normalmente serem de cores super vibrantes o que facilita a localização da mala no caso de um extravio. Outra coisa que faço é sempre levar uma mala de mão ou mochila comigo com algumas as peças de roupas que mais gosto e na volta com as minhas compras. Em caso de extravio não tenho que comprar nada às
Pressas nem perco o que comprei. Espero ter ajudado. Dani
Oi Dani, realmente esses casos são mais comuns do que pensamos né!
Ótimas dicas colocadas Dani, obrigado por compartilhar. =)
abs,
Jonathan Padua
Olá Jonathan! em 2008 estive em Israel e só me encontrei com a minha mala 4 dias após nossa chegada. Ainda bem que tinha levado algumas mudas de roupa na bagagem de mão… #ficaadica!