Bondinho do Pão de Açúcar
Além do Cristo Redentor, um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro é o Pão de Açúcar, uma formação rochosa com 396 metros de altura localizado no bairro da Urca. Quando olhamos para o Pão de Açúcar, vemos dois picos, como na foto ao lado. O pico menor, com 220 metros é o Morro da Urca.
O Bondinho do Pão de Açúcar, conhecido internacionalmente, foi inaugurado em 1912 e desde então tem proporcionado uma das melhores vistas do Rio de Janeiro.
Na verdade não é apenas o bondinho, mas sim o Complexo Turístico Bondinho do Pão de Açúcar, que tem a base localizada na Praia Vermelha, aos pés do Morro da Babilônia. Para chegar até lá, utilize o ônibus 107 ou o 512.
O bondinho possui dois trajetos. O primeiro trajeto liga a base do Morro da Babilônia, na Praia Vermelha até o topo do Morro da Urca. Lá em cima, como uma visão já bem legal do próprio Pão de Açúcar e dos arredores, você conta com bebedouros, banheiros, snack bars e lojas de souvenires, tudo bastante caro!
O segundo trajeto vai do Morro da Urca até o topo do Pão de Açúcar e aí sim você tem uma vista linda, podendo passar um bom tempo curtindo a paisagem e tirando várias fotos da Baía de Guanabara, da Praia do Flamengo, da Praia de Copacabana e do Cristo Redentor. Lá de cima também é possível ver os pousos dos aviões no Aeroporto Santos Dumont. O local também conta com as mesmas facilidades encontradas no Morro da Urca.
A bilheteria funciona das 8:00hs as 19:50hs e o valor cobrado para subir no bondinho não é tão barato, cobram o valor de R$53,00 pelo percurso completo. Não há hora determinada e a subida, bem como a descida acontece por ordem de chegada através de uma fila. As viagens acontecem a cada 20 minutos ou ao atingir a capacidade máxima, que é de 65 pessoas. Por isso se estiver no Rio de Janeiro na alta temporada, recomendo ir o mais cedo possível.
São aceitos dinheiro ou cartões débito/crédito para o pagamento. Têm direito a meia entrada crianças de 6 a 12 anos (menores de 6 anos não pagam), adultos acima de 60 anos, portadores de necessidades especiais, estudantes (do estado do Rio de Janeiro) e menores de 21 anos (também do estado do Rio de Janeiro. Atenção: Estudantes de outros estados não têm direito a pagar meia entrada. O que eu achei uma grande sacanagem!
É isso aí mochileiros, um lugar que sem dúvida vale uma visita!
12 Comments
Leave a Reply
Jonathan,
Uma informação adicional: escaladores ou caminhantes (subindo pela Trilha do Costão do Pão-de-Açúcar) não pagam a descida no bondinho ?
Opa, muito bem colocado Jodrian!
Valew, brother.
abs,
Jonathan Padua
Apenas uma observação ao comentário do Jodrian. A subida pelo costão do Pão de Açúcar NÃO deve ser realizada por iniciantes, pois é necessário técnicas de escalada em alguns pontos. Muita gente já caiu de lá por pura inocência dela ou até imprudência de alguns guias.
Márcio, mandou bem demais! É sempre bom alertar a galera pra nunca tentar fazer algo que exige uma certa técnica ou conhecimento sem a contratação de um guia.
Valew, um abraço!
Jonathan Padua
Valeu! Também sou experiente na área. Uma dicas de caminhadas gratuitas e maravilhosas (fácil acesso até para quem não tem guia).
Parque da Catacumba (Lagoa)
Parque Lage (Jardim Botânico)
Sétimo Céu (Leblon)
Morro da Urca (Praia Vermelha)
Nestes quatro a subida é fácil (só o Parque Lage exige mais preparo físico).
Adorei o site e o teu mochilão pro RJ, pena que tava nublado né?! Eu vou ficar perto do Morro cantagalo, será que é díficil transporte publico naquela area tanto pro Pao de Acucar e pro Corcovado! Sacanagem meia entrada soh pros cariocas no Pão de Acuçar hein!! Fala serio!
Oi Marta, valew!
Pois é, não demos mta sorte com o tempo, espero voltar em breve e pegar sol heheh
Poxa, não conheço direito onde fica, mas acho que não deve ser complicado não…. poderá encontrar algumas coisas no http://www.trilhaseaventuras.com.br/blog/ ou no http://www.viajaretudodebom.com.br/
Também achei uma sacanagem não termos direito a meia entrada no Pão de Açúcar, mas não tem como não ir né…
Se precisar de alguma dica a mais, pode contar comigo.
Boa viagem,
Jonathan Padua
Jonathan e Jodrian Freitas,
Ainda tá valendo essa coisa de subir pela trilha e descer pelo bondinho? Eles estão deixando entrar lá em cima? Tem algum horário específico p/ q isso ocorra? Há mais de 10 anos fiz isso na parte da manhã, sem problemas. Como tá agora?
Abraços
André, acredito que nada tenha mudado, continua valendo!
abs,
Jonathan Padua
André,
Meu marido subiu sozinha no ano passado e teve que pagar meia para descer no bondinho. Antes de subir, vale confirmar na bilheteria como está essa cobrança da descida.
Celia
Opa, valew pela atualização Celia. Com certeza melhor confirmar na bilheteria la antes de subir!
Valew, abraços!
Jonathan Padua
o rio de janeiro e lindo e uma cidadi maravilhosa mesmo