Rio de Janeiro

Mochilão no Rio de Janeiro






Mochilão no Rio de Janeiro

Eae moçada, conforme roteiro planejado, na última semana de 2011 estivemos pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro.

Ao invés de fazer um post para cada dia, relatando tudo (até as coisas mais sem graça) como nas viagens anteriores. Resolvi criar um post-relato-resumo e depois criar os posts específicos com os passeios e os reviews.





 

A semana que ficamos no Rio não foi das mais ensolaradas, muito pelo contrário pegamos uma semana de céu nublado e alguns dias de chuva, apesar do calor constante.







A cidade

Quando visitamos o Rio, descobrimos o porquê de seu apelido Cidade Maravilhosa. A cidade é realmente muito bonita e as vistas que nos proporciona quando estamos em algum ponto mais alto são impressionantes.

Uma característica que gostei foi a quantidade de área verde que vi na cidade, muito legal isso!









O Rio de Janeiro é uma cidade com as mesmas qualidades e defeitos encontrados em qualquer outra cidade grande do Brasil e do mundo, por isso devemos tomar os mesmos cuidados.

Senti falta de um mercado grande na região onde fiquei hospedado, bairro do Catete.







Os cariocas, em sua maioria, nos receberam e nos trataram muito bem. Nos davam informação mesmo sem precisarmos, nos davam dicas do que fazer e onde ir, se interessavam realmente em ajudar e o mais legal é ver como falam de sua cidade com orgulho.



Transporte

O metrô, apesar de não atender toda a cidade, supre uma grande parte das necessidades de quem está visitando o Rio de Janeiro. Os lugares onde o metrô não chega é perfeitamente possível o acesso através de ônibus, os quais são dirigidos de forma bem rápida por seus motoristas.

Dessa forma conseguimos economizar uma soma razoável não utilizando táxi.

Ahhh os táxis! Durante a semana toda utilizamos táxi pouquíssimas vezes e não tivemos problemas. Mas no dia 1° por volta das 4:30 da manhã quando precisávamos ir ao aeroporto para pegar o voo de volta as 7:20 (voo que acabou sendo cancelado) aí a coisa foi diferente. A maioria dos taxistas não paravam e os que paravam não queriam levar a gente até o aeroporto, então um taxista que estava tomando café em uma lanchonete próxima veio e perguntou pra onde iríamos, dissemos que iríamos ao aeroporto Galeão e a pergunta que se seguiu foi a seguinte: “Quanto vocês querem pagar?”. Caraca como assim? Respondemos que queríamos pagar o valor da corrida, normal!

Ficamos mais um tempo ali e então ele disse que nos levaria por 60 reais. Ficamos putos da vida mas aceitamos, afinal não restava outra opção. O taxista ainda deixou o taxímetro ligado, a corrida ficaria em 46 reais.

A diferença não foi tanta, mas achei uma p**a sacanagem isso, para não dizer coisa pior! Esse foi um ponto negativo da cidade.



Praia

Com o tempo nublado não pudemos aproveitar muito as lindas praias cariocas, mas mesmo assim conhecemos 3 delas:

Copacabana, conhecida mundialmente tem fácil acesso por metrô ou ônibus, localiza-se na zona sul da cidade e merece ser visitada mais de uma vez.



















A praia de Ipanema também na zona sul e foi inspiração do compositor Vinícius de Moraes. Como na praia de Copacabana, em Ipanema também chega-se facilmente de metrô ou ônibus.























E por fim fomos a praia do Flamengo onde não entramos na água, pois ficamos sabendo que é poluída, porém a vista que se tem da praia é uma das mais bonitas (infelizmente estava sem a câmera no dia), vale à pena passar por lá!



Comer

Além de preparar a própria comida, também tivemos alguns momentos de lazer total saíndo para comer e beber.

Almoçamos no Berbigão, localizado no Catete em frente ao Museu da República, onde comemos um ótimo bobó de camarão. O preço é meio alto, mas compensa se quiser comer algum fruto do mar, especialidade da casa.

Jantamos no Parmê, pizzaria localizada também no bairro do Catete, próxima a estação Largo do Machado, onde o custo x benefício do rodízio é muito bom! Vários sabores tanto de pizza salgada como de pizza doce.

Fomos também ao Boteco Belmonte, barzinho tradicional do Rio de Janeiro. Fomos tanto no Belmonte Flamengo, na Rua Praia do Flamengo como no Belmonte Ipanema que fica em frente a estação Gal. Osório. Chopp geladíssimo, comidas ótimas e ambiente super agradável. O preço também é bom, com várias opções do cardápio. Se estiver na cidade e quiser um lugar para curtir um happy hour ou mesmo para sair um pouco mais tarde, recomendo o Boteco Belmonte.



Para ir

Museu da República localizado no bairro do Catete. Não chegamos a entrar no museu, mas fomos até os belos jardins localizados no terreno do museu.















Arpoador, tanto a Praia como a Pedra. A praia do Arpoador separa Copacabana de Ipanema, pequena e frequentada principalmente por surfistas. A Pedra do Arpoador proporciona vistas incríveis e é bem legal para passar um tempo, sozinho ou com uma boa companhia.















Lagoa Rodrigo de Freitas, também bastante famosa, porém só conseguimos ir à lagoa durante o dia. Queríamos ter ido à noite para poder ver a árvore de natal gigante que fica montada dentro da lagoa. Não alugamos bicicleta, pois não tínhamos muito tempo e com o céu nublado não achamos que seria uma boa ideia, mas com certeza é a melhor opção para poder conhecer os 7,8km ao redor da lagoa.









Cirque du Soleil, apesar de não ser um local da cidade, não poderia deixar de comentar. Tivemos a oportunidade de ver o espetáculo Varekai e como não podemos tirar fotos lá dentro fica difícil passar a beleza do espetáculo, a única coisa que posso dizer é: se tiver a oportunidade de assistir um espetáculo desse maravilhoso Circo, não perca a chance.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


6 Comments

  1. Mauricio Oliveira

    Jan 06, 2012 @ 01:19:49

    Cara, bacana que curtiu a Cidade Maravilhosa.

    Infelizmente não consegui te encontrar, mas teremos outras oportunidades.

    Ficaram bacana as fotos… agora qro ver os posts. ;)

    Qto a questão do taxi, isso é um problema q enfrentamos em todos os grandes eventos (ano novo e carnaval principalmente).

    Tenta voltar com mais tempo pra fazermos outros passeios por aqui.

    Abraçao.

    Reply

    • jonathan

      Jan 06, 2012 @ 10:09:47

      Valew demais Mauricio!

      Com certeza voltarei mais vezes, agora que já fiz os principais passeios posso voltar em baixa temporada, aí fica mais tranquilo.

      Grande abraço,

      Jonathan Padua

      Reply

  2. Renata Luppi

    Jan 06, 2012 @ 10:22:02

    Poxa, tb queria ter conseguido encontrar vocês.

    Como o Maurício disse, taxi de madrugada só ligando e agendando com grandes empresas, o que tb acontece em lagumas outras grandes cidades.

    Quanto ao mercado na região do Catete, você foi ao Extra que tem ali no Largo do Machado ? É um mercado grande e que tem por toda a cidade.

    E também vi que não comeram no árabe lá do Largo do Machado tb … erro imperdoável !!! kkkkk

    Beijos

    Reply

    • jonathan

      Jan 06, 2012 @ 10:34:39

      Po Re e a gente tava pertinho hein!

      Táxi realmente é um problema geral, mas isso precisa mudar.

      Eita, faltou explorar um pouco mais então, não achei o Extra =(

      Quanto ao árabe, então já fica marcado pra gente ir na próxima vez que formos aí! =D

      bjao,

      Jonathan Padua

      Reply

  3. Clarissa

    Jan 06, 2012 @ 14:04:22

    Muito bom!! Sabe que ainda não conheço o Rio? Já fui em congressos, dar aulas e palestras, mas nunca “turistar” ;)

    Reply

    • jonathan

      Jan 06, 2012 @ 17:07:16

      Valew Clarissa,

      precisa ir turistar lá hein, é muito bom! =D

      bjos,

      Jonathan Padua

      Reply

Leave a Reply

*