Compras no exterior
Atualizado em Setembro/2017
Olá galera, quando viajamos para o exterior, uma coisa muito comum é fazer compras. Mas existem algumas regras para isso, então vamos verificar algumas dessas regras para não termos dor de cabeça.
Limites e taxas para compras no exterior
Para compras internacionais, o limite máximo permitido é de 500 dólares por pessoa, exceto o Paraguai, onde esse limite baixa para 300 dólares. O que passar desse valor terá uma taxa de 50% que você deve pagar para a Receita Federal.
Desde outubro de 2010 não há mais a necessidade de declarar bens como telefone celular, relógio de pulso e câmera fotográfica na hora de viajar, esses produtos agora fazem parte do conceito de bens manifestamente pessoais, por isso não é necessário declará-los para a saída do Brasil.
Ao retornar ao Brasil deve-se preencher o formulário declarando se ultrapassou ou não o limite de 500 dólares. Caso não declare, você pode passar sem pagar o imposto, mas corre o risco de o fiscal querer verificar sua bagagem, aí se o valor em mercadorias ultrapassou o limite de 500 dólares, além da taxa de 50% você também deverá pagar uma multa de mais 50%. Total 100%, o que faz o produto ter custado duas vezes mais caro no final.
Para mais informações, consulte o Guia do Viajante da Receita Federal.
Dinheiro para compras no exterior
O limite de dinheiro em espécie que você pode levar para o exterior é de R$10 mil ou a quantia equivalente em outra moeda. Valores acima disso também devem ser declarados na saída do Brasil.
A melhor opção é não levar todo seu dinheiro de apenas uma maneira, leve em espécie, tenha um cartão pré-pago e também o bom e velho cartão de crédito, apenas atente-se para o valor do IOF, 6,38% que será cobrado na compra com cartão.
– Devolução de impostos
Alguns países, como a Argentina, devolvem o imposto nacional que você paga pelos produtos. Para isso, a loja onde você efetuar a compra deve estar cadastrada no programa. Na hora da compra, peça a ficha de reembolso para turistas e entregue-a no local específico da alfandêga no aeroporto na hora em que estiver embarcando de volta para o Brasil. Informe-se se o país para onde está indo faz essa devolução de impostos e verifique as regras.
– Free Shop
Além do limite de 500 dólares para compras em outros países, você ainda tem um limite de mais 500 dólares para compras no Free Shop. Alguns itens do Free Shop também têm um limite específico por pessoa, como: 24 garrafas de bebidas alcoólicas, sendo a quantidade máxima de 12 unidades por categoria; 20 maços de cigarros de fabricação estrangeira; 10 produtos de perfumaria e por aí vai. Para mais informações consulte o site Duty Free.
Quando forem, não esqueçam do meu presente.
Boas compras.
17 Comments
Leave a Reply
Cara, honestamente (e ingenuamente), tinha uma ideia completamente diferente desse lance de viajar como mochileiro… achei que era um esquema bem mais fácil (e por isso sujeito a mts percalços)… mas a burocracia e todos os cuidados, fazem com que a viagem seja bem segura e com menos risco de 'acidentes'!
Ae parceiro… fera demais o post!!!
Pow kara, primeiramente obrigado pela visita e pelo comentário
Então, na verdade um mochilão exige uma certa dedicação antes da viagem, mas pra falar a verdade, isso é mto prazeroso e faz com que a viagem comece antes mesmo de embarcar, não desanima não
abraço
Compras no exterior http://migre.me/43ZCK
Vai viajar? com certeza vai rolar aquelas comprinhas básicas né…então lê esse artigo pode te ajudar http://j.mp/g2wcKC
RT @sairdobrasil: Vai viajar? com certeza vai rolar aquelas comprinhas básicas né…então lê esse artigo pode te ajudar http://j.mp/g2wcKC
Olá Jonathan
Gostei do post. Acho que você poderia acrescentar algo sobre as novas regras de bagagem basileiras onde não se declara mais alguns objetos na saída do Brasil como laptops e máquinas fotográficas, etc.
Abs
RT@sairdobrasil
Vai viajar? com certeza vai rolar aquelas comprinhas básicas né…então lê esse artigo pode te ajudar http://j.mp/g2wcKC
Muito bem observado Renato, já fiz essa alteração.
Obrigado por me avisar.
Caso encontre mais alguma informação desatualizada é só falar.
um abraço,
Jonathan
Vai viajar? com certeza vai rolar aquelas comprinhas básicas né…então esse artigo pode te ajudar: Compras no exterior http://is.gd/icbdlH
RT @sairdobrasil: Vai viajar? com certeza vai rolar aquelas comprinhas básicas né…então lê esse artigo pode te ajudar http://j.mp/g2wcKC
APENAS UMA CORREÇÃO O VALOR DA COTA PRA FAZER COMPRAS NO PARAGUAI É DE U$ 300,00 DOLARES E NÃO U$ 250,00 DOLARES COMO HAVIAM FALADO.
Paulo, mto bem observado.
Já tá corrigido lá. Obrigado pela correção.
Abraço,
Jonathan
Algumas dicas aqui tbm http://is.gd/icbdlH – RT @intravelturismo Qual a melhor maneira de fazer compras no exterior? http://bit.ly/mEKQ9t
Vai fazer compras no exterior? Então confira essas dicas http://t.co/Y309AQD
Mais dicas para suas compras no exterior: http://bit.ly/fDCAnn
Tenta: http://is.gd/icbdlH RT @ffliess: @EuVoudeMochila Brother, o texto sobre compras no exterior, e está cortado quando fala do free shop.
[…] Existem os limites de compra, que basicamente é de 500 dólares em produtos no exterior e mais 500 dólares no Free Shop, como você pode ver aqui. […]