Casa Cruzeiros em Fernando de Noronha, pra quê?

Cruzeiros em Fernando de Noronha, pra quê?

Cruzeiros em Fernando de Noronha, pra quê?


Dois irmãos


Infelizmente ainda não conheço Fernando de Noronha e também nunca fiz um cruzeiro.

Mas o assunto do Turismo em debate no mês de fevereiro é exatamente sobre a questão do aumento dos cruzeiros em Fernando de Noronha. Assim pude saber um pouco mais sobre o assunto e escrevo esse post para expressar minha opinião .


Alguns devem estar se perguntando: “Mas não é legal aumentar o turismo na região?”



Não!


 
Não desse jeito, pelo menos. Fernando de Noronha não é um destino qualquer, o arquipélago composto por 21 ilhas é um Parque Nacional, ou seja, uma Área de Preservação Ambiental, além de ser Patrimônio Mundial da Humanidade.

E antes que você pergunte, eu respondo: Sim, o grande número de cruzeiros afeta o meio ambiente na região.



Apenas para citar alguns problemas:

– Poluição sonora
– Derramamento de óleo e/ou combustíveis
– Lixo e dejetos produzidos pelos passageiros



O arquipélago possui regras quanto a entrada de turistas por meio aéreo, como por exemplo o número máximo de pessoas que podem entrar na ilha; mas essas regras não se aplicam aos passageiros vindos de Cruzeiros e pelo que entendi parece que isso se deve ao fato das pessoas não pernoitarem na ilha.

Destinos como Fernando de Noronha devem seguir regras pré-estabelecidas para a visitação, caso contrário o local pode até se desenvolver com o maior número de turistas gastando na região, mas o atrativo natural sofrerá e em alguns casos pode acontecer de desaparecerem.

Outra coisa que deve ser levada em conta é o cumprimento da lei e uma fiscalização ativa.

E um 3° ponto, os turistas devem ter a consciência de que o turismo desenfreado em regiões naturais pode fazer com que seus filhos e netos não tenham a oportunidade de conhecer as mesmas belezas naturais.


Mochileiros, viajantes de aventura e todos os que admiram a natureza e gostam de ter um contato real com o meio ambiente sabem da importância da preservação e não corroboram com esse tipo de viagem.

Sem contar que, ao visitar Fernando de Noronha de cruzeiro, acredito que não conhecerá nem metade dos atrativos do local, não terá o contato intenso com as mais belas paisagens naturais e só terá fotos para mostrar para a família e amigos, não terá vivenciado tudo o que Fernando de Noronha oferece.







Fazer um cruzeiro, deve ser o máximo, mas nos locais e do jeito certo.



Fernando de Noronha deve ser visitado do jeito tradicional para que as belezas naturais permaneçam por muito tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Next post Quem vai para o BlogTurFoz II

Previous post Eu Vou de Mochila para o Blog Tur Foz

jonathan

About the Author jonathan

Related Posts

5 Comments

  1. Turismo em Debate – Cruzeiros em Fernando de Noronha: Sim ou Não? | AVENTUREIROS

    27/02/2012 at 11:56 pm — Reply

    […] Bom – O que vai ser de Noronha depois dessa temporada de cruzeiros? Eu vou de Mochila – Cruzeiros em Fernando de Noronha, pra que? Tweet TAGS » Blogagem Coletiva, blogueiros, Cruzeiros, destaques, Turismo em […]

  2. Mauricio Oliveira

    27/02/2012 at 11:56 pm — Reply

    Show de bola, é bem isso mesmo.
    Ja inseri o seu link lá no post:
    http://www.trilhaseaventuras.com.br/blog/index.php/2012/02/turismo-em-debate-cruzeiros-em-fernando-de-noronha-sim-ou-nao/

    • jonathan

      28/02/2012 at 12:06 am — Reply

      Opa, valew Maurício!

      abraço,
      Jonathan Padua

  3. Igor

    10/07/2012 at 7:55 pm — Reply

    Olá amigo, só pra esclarecer algumas coisas, sim, existe um limite de passageiros a desembarcar na ilha por via marítima. São 350 passageiros por vez que podem desembarcar. E o número de cruzeiros não está aumentando, o que está aumentando é a procura, isso é diferente. Só uma pessoa pode levar cruzeiros para a Ilha, é ele quem contrata o navio, e coloca as vendas a disposição das agências, que antes era de exclusividade da CVC, mas já não é mais! e é sempre só um navio na temporada que leva passageiros para a Ilha.
    A respeito de derramamento de combustivel, isso só aconteceria em um caso de colisão ou algum acidente sério dentro do navio, mesmo assim a tripulação a bordo e também pessoas em terra estão preparadas pra combater esse tipo de desastre.
    Somente o lixo orgânico pode ser despejado no mar, porém a uma distancia mínima permitida é de 22 quilometros!! depois tem o lixo sólido que é incinerado ainda dentro do navio e o lixo reciclável que é recolhido nos portos.
    Bom, essas regras não são respeitadas 100% das vezes em todas as companhias, porém as fiscalizações estão cada vez mais rigorozas, e também é necessário que nós mortais civís, ficarmos de olhos abertos e denunciar QUALQUER irregularidade!
    Sou um ex tripulante, apaixonado pelo mar e apaixonado pela ilha, espero um dia poder voltar, seja la como for!
    Acabei de conhecer esse site e cheguei nesse post por acaso. Está super organizado e carregado de excelente conteúdo! Parabéns, será de grande utilidade pra mim que também sou um humilde mochileiro.
    Grande abraço!

    • jonathan

      10/07/2012 at 8:16 pm — Reply

      Olá Igor, muito bom ter o comentário de alguém que viveu a experiência. Valew por compartilhar!

      Concordo com você que é preciso fiscalização mais rigorosa para que as pessoas passem a respeitar as regras e que as belezas da ilha ainda existam por muito tempo.

      Muito obrigado pelos elogios e espero que as dicas possam te ajudar nas suas mochiladas por aí!

      um abraço,

      Jonathan Padua

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>