Quem já assistiu o filme “O Abergue” e ouve alguém dizendo que fará um mochilão e ficará hospedado em um albergue deve pensar: “Esse kara é louco”.

Não é bem assim, ou você acha que as pessoas deveriam parar de vir ao Brasil após assistirem o filme “Turistas”?

Pois é, albergue ou hostel é uma opção de hospedagem mais simples, mas isso não quer dizer pior que um hotel. Claro que você não terá o conforto de um hotel 5 estrelas, apesar de alguns albergues serem melhores que hoteis, mas a integração e amizade que fará com outros mochileiros valerão a pena. E afinal você vai viajar para dormir ou visitar os lugares e conhecer pessoas?

Você pode não estar muito afim de dividir o quarto com pessoas que você nem conhece, para isso existem os quartos individuais. Ou então você não gostaria de dividir o banheiro, para isso existem as suítes individuais. Também ja existem albergues com quartos para casais ou família. Por isso, sem desculpas.

Algumas dicas na hora de escolher o albergue:

– Algumas redes oferecem a carteirinha do alberguista, a mais famosa é a rede Hostelling International, você paga uma taxa anual e tem descontos em todos os albergues da rede. Se a viagem for curta e você for ficar apenas em um ou dois albergues não acho que compensa, mas para viagens mais longas e hospedagem em vários albergues a carteirinha pode ser uma boa. Além de algumas carteirinhas darem descontos em outros lugares.

– Reservar um hostel antes da viagem pode ser uma ótima escolha, no site Hostel World você pode pesquisar e reservar hostels em diversos lugares do mundo. Mesmo se você não for fazer a reserva, vale a pena dar uma olhada no site pelas informações úteis que podemos encontrar, tais como
fotos dos albergues, opiniões de pessoas que ja se hospedaram, avaliações quanto a segurança, limpeza, atendimento e muitas outras informações.

– Alguns albergues oferecem transfer gratuito do aeroporto, rodoviária ou estação de trem, verifique esta possibilidade.

– Alguns albergues oferecem também passeios, tours e visitas. Isso poupa o trabalho de ir a uma agência de turismo.

– Verifique se o albergue adota a política do “toque de recolher”. Alguns albergues fecham as portas em determinados horários e só reabrem no outro dia, por isso se você pretende curtir a night verifique se o albergue adota essa política.

– Veja quais são os horários de checkin e checkout.

– Veja se o albergue oferece lockers individuais para guardar sua mochila. (Não esqueça de sempre levar seu próprio cadeado)

– Sobre o café da manhã ou outra refeição. Está incluso, é opcional ou não tem?

Bom galera, basicamente é isso. Pesquise muito a respeito do hostel que pretende se hospedar, leia avaliações de outras pessoas, se possível entre em contato com o hostel antes de viajar e tire suas próprias impressões.

Por fim, aproveite ao máximo tudo que um albergue tem a oferecer.

Até mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...