Estrada Real: Passaporte e Guia Virtual
O que é hoje a maior rota turística do Brasil, surgiu primeiramente como um caminho que ligava a cidade de Paraty à cidade de Ouro Preto.
Posteriormente houve a necessidade de expandir a rota para o porto do Rio de Janeiro, criando-se assim o “caminho novo” e surgiram ainda outros caminhos para a exploração do diamante.
Hoje com 1600km de extensão, a Estrada Real oferece a possibilidade de conhecermos mais a cultura e a história do nosso país, além de belas paisagens por todo seu caminho.
São 4 roteiros diferentes como você pode ver no mapa abaixo. No site você pode conferir todas as informações sobre cada rota.

O Instituto Estrada Real é a entidade que faz toda a gestão da Estrada Real desde 1999. E nesse mês eles trazem 2 novidades muito legais, veja só:
– Guia Turístico Virtual: é um sistema georreferenciado que possibilita ao viajante planejar o seu roteiro pela Estrada Real, criar a trilha e ainda compartilhar.
Integrado ao Google Maps, o guia virtual traz todas as informações sobre atrações, hospedagens e restaurantes das cidades que integram o destino turístico.
Bisbilhotei um pouco por lá e achei a ideia bem legal, pretendo utilizar o guia em breve.
– Passaporte da Estrada Real: trata-se de um documento similar ao nosso passaporte normal. Você se cadastra no site e retira o passaporte em um dos locais indicados, aí é só cair na estrada e ir carimbando nos pontos oficiais. Para retirar o passaporte é necessário doar 1kg de alimento não perecível.
Nessa primeira fase, o passaporte está disponível apenas para o Caminho dos Diamantes, porém futuramente todos os caminhos da Estrada Real farão parte do projeto.
No Comment