Calma, não se assustem com o título!

Foi proposital e eu resolvi criar esse post controverso realmente para chamar a atenção.

Ao invés de listar os motivos pelo qual sou adepto deste tipo de viagem, ficar dizendo porque é bom, porque não é, enfim… resolvi partir pelo lado oposto.





 

Sabe aquela pessoa que torce o nariz pra você quando você fala que não existe jeito mais legal e nem mais barato de viajar do que um mochilão? Isso, aquela pessoa que gasta numa viagem de pacote com duração de 7 ou 8 dias o mesmo que você gasta em um mochilão de 20, 25 dias ou até um mês, anda em grupos de excursões com horários marcados pra fazer tudo e acaba não aproveitando tudo o que o lugar que está visitando pode proporcionar e ainda acha que está abalando.

Quero deixar bem claro que não tenho nada contra quem viaja de pacote ou utiliza agências. Existem agências ótimas e as vezes pode ser uma boa idéia adaptar algum pacote à sua necessidade e também existem pessoas que simplesmente preferem pagar e ter toda a comodidade possível. Eu só não acho que as pessoas devem criticar ou ter uma espécie de preconceito sem saber do que se trata, sem nunca ter experimentado estar “livre”, fazer uma viagem sozinho ou passar por lugares, situações e conhecer pessoas que vão mudar sua forma de ver o mundo.







Quero listar aqui motivos pelos quais uma pessoa não faz mochilão e tentar desmistificar algumas ideias errôneas que algumas pessoas podem ter.









Eu não faria um mochilão se:





– Eu quisesse dormir em uma cama king size durante toda a viagem: Mochileiros ficam em albergues ou no máximo um hotel, os mais aventureiros levam sacos de dormir e barracas para poderem acampar, mas nem por isso deixamos de ter conforto. Albergues oferecem quarto e banheiros privativos e/ou coletivos, a maioria incluí o café da manhã no valor da estadia e geralmente no próprio hostel você consegue as dicas para os melhores passeios do local.





– Eu não estivesse afim de ir pra cozinha: em um mochilão de 10, 20 ou 30 dias você não vai almoçar e jantar sempre em restaurantes, vai ter que por a mão na massa. Dá até pra fazer um jantar coletivo com outros hóspedes do hostel e aumentar a integração e quem sabe até experimentar uma comida diferente. Claro que você não vai dar uma de chef e querer fazer os pratos mais elaborados, mas dá pra fazer o básico e comer muito bem.





– Eu só quero andar de táxi: Sim mochileiro anda de táxi, mas também anda a pé, de ônibus, de trem, companhia aérea low cost, pega carona ou o que precisar. Não fica limitado a andar com a van ou o ônibus da agência ou a pagar (as vezes acima do valor real) uma corrida de táxi.





– Eu quisesse tudo na mão: Ser mochileiro dá trabalho, mas é um trabalho prazeroso. Sua viagem começa antes mesmo de sair de casa, comprando passagens, visitando blogs e sites atrás de dicas, perguntando em fóruns, grupos do Facebook e Twitter. Quando você mesmo planeja sua viagem, além de toda a liberdade no roteiro a sensação de quando a data da viagem está chegando é muito boa.









Todos os motivos citados acima são plausíveis para uma pessoa não querer fazer um mochilão ou uma viagem independente, vai do estilo de cada um se quer viajar de forma mais aventureira ou de forma mais tranquila, gastando pouco ou gastando muito, se ambientando e comportando como um habitante local ou apenas visitando os pontos turísticos. Mas razões como timidez, idade, falta de companhia ou falta de tempo não são desculpas para não fazer um mochilão.



E você, não faz um mochilão por quê?



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...