Casa Porque eu não faço mochilão

Porque eu não faço mochilão





Porque eu não faço mochilão


Calma, não se assustem com o título!

Foi proposital e eu resolvi criar esse post controverso realmente para chamar a atenção.

Ao invés de listar os motivos pelo qual sou adepto deste tipo de viagem, ficar dizendo porque é bom, porque não é, enfim… resolvi partir pelo lado oposto.





 

Sabe aquela pessoa que torce o nariz pra você quando você fala que não existe jeito mais legal e nem mais barato de viajar do que um mochilão? Isso, aquela pessoa que gasta numa viagem de pacote com duração de 7 ou 8 dias o mesmo que você gasta em um mochilão de 20, 25 dias ou até um mês, anda em grupos de excursões com horários marcados pra fazer tudo e acaba não aproveitando tudo o que o lugar que está visitando pode proporcionar e ainda acha que está abalando.

Quero deixar bem claro que não tenho nada contra quem viaja de pacote ou utiliza agências. Existem agências ótimas e as vezes pode ser uma boa idéia adaptar algum pacote à sua necessidade e também existem pessoas que simplesmente preferem pagar e ter toda a comodidade possível. Eu só não acho que as pessoas devem criticar ou ter uma espécie de preconceito sem saber do que se trata, sem nunca ter experimentado estar “livre”, fazer uma viagem sozinho ou passar por lugares, situações e conhecer pessoas que vão mudar sua forma de ver o mundo.







Quero listar aqui motivos pelos quais uma pessoa não faz mochilão e tentar desmistificar algumas ideias errôneas que algumas pessoas podem ter.









Eu não faria um mochilão se:





– Eu quisesse dormir em uma cama king size durante toda a viagem: Mochileiros ficam em albergues ou no máximo um hotel, os mais aventureiros levam sacos de dormir e barracas para poderem acampar, mas nem por isso deixamos de ter conforto. Albergues oferecem quarto e banheiros privativos e/ou coletivos, a maioria incluí o café da manhã no valor da estadia e geralmente no próprio hostel você consegue as dicas para os melhores passeios do local.





– Eu não estivesse afim de ir pra cozinha: em um mochilão de 10, 20 ou 30 dias você não vai almoçar e jantar sempre em restaurantes, vai ter que por a mão na massa. Dá até pra fazer um jantar coletivo com outros hóspedes do hostel e aumentar a integração e quem sabe até experimentar uma comida diferente. Claro que você não vai dar uma de chef e querer fazer os pratos mais elaborados, mas dá pra fazer o básico e comer muito bem.





– Eu só quero andar de táxi: Sim mochileiro anda de táxi, mas também anda a pé, de ônibus, de trem, companhia aérea low cost, pega carona ou o que precisar. Não fica limitado a andar com a van ou o ônibus da agência ou a pagar (as vezes acima do valor real) uma corrida de táxi.





– Eu quisesse tudo na mão: Ser mochileiro dá trabalho, mas é um trabalho prazeroso. Sua viagem começa antes mesmo de sair de casa, comprando passagens, visitando blogs e sites atrás de dicas, perguntando em fóruns, grupos do Facebook e Twitter. Quando você mesmo planeja sua viagem, além de toda a liberdade no roteiro a sensação de quando a data da viagem está chegando é muito boa.









Todos os motivos citados acima são plausíveis para uma pessoa não querer fazer um mochilão ou uma viagem independente, vai do estilo de cada um se quer viajar de forma mais aventureira ou de forma mais tranquila, gastando pouco ou gastando muito, se ambientando e comportando como um habitante local ou apenas visitando os pontos turísticos. Mas razões como timidez, idade, falta de companhia ou falta de tempo não são desculpas para não fazer um mochilão.



E você, não faz um mochilão por quê?



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Next post
Paulínia – A cidade que receberá o SWU



Previous post
Top 10 – Cidades mais bonitas do mundo

jonathan

About the Author
jonathan

Related Posts

51 Comments

  1. jaqueline

    20/09/2011 at 10:40 pm — Reply

    sempre quis fazer um mochilão, mas ainda não sentei para planejar…

    • jonathan

      20/09/2011 at 10:42 pm — Reply

      Então chegou a hora Jaque,

      tem várias dicas aqui no blog e se precisar posso indicar vários outros =D

      valew pela visita e comentário.

      Jonathan Padua

  2. Karine

    20/09/2011 at 11:29 pm — Reply

    E eu aqui na super ansiedade por meu 1º mochilão que vai rolar em menos de um ano *-* Suas dicas são sempre valiosas, e seus textos animadores Jonathan, valeu =)

    • jonathan

      20/09/2011 at 11:34 pm — Reply

      Que legal Karine, o primeiro é sempre mais difícil, mas vc vai ver quando voltar… já vai querer começar a programar o próximo heheheeh

      Obrigado pelos elogios, espero poder ajudar sempre! =D

      um abraço,

      Jonathan Padua

  3. Gilvanna

    21/09/2011 at 2:23 pm — Reply

    Fui pra Natal num quase mochilão hahaha

    Ficar em hostel é a melhor coisa, fiquei lá em Natal pela primeira vez, conheci pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo e fiz amigos que tenho certeza que serão pra vida inteira.

    A gente fez comida na cozinha do albergue, convidamos o pessoal, bebemos, ficamos tocando violão até 2 da manhã, num clima super legal, em que hotel você pode fazer isso sem o gerente ir lá reclamar?

    Próximo mochilão, se tudo der certo será pra Argentina, e já to pegando várias dicas aqui!

    =*

    • jonathan

      21/09/2011 at 3:26 pm — Reply

      É isso aí Gilvanna, essa interação e integração é uma das melhores coisas num mochilão, muito legal!

      Valew, se precisar de algo sobre a Argentina é só falar, tenho certeza que você vai gostar do país =D

      abs,

      Jonathan Padua

  4. Maria Laura Campos

    21/09/2011 at 9:02 pm — Reply

    #jonathanpáduastuffs é isso aí……adorei

  5. Carolmay

    24/09/2011 at 11:54 am — Reply

    Eu confesso que não faço mochilão porque sou preguiçosa mesmo. Gosto de me esparramar pelo quarto, abrir minha mala de rodinha e espalhar tudo no banheiro, nas mesas, na cama, no armário!

    Mas como sou econômica, fico em hotéis baratinhos, restaurantes simples ou lanchonetes, quiosques, carrocinhas e só ando de metrô ou ônibus!

    Ainda ficarei em um hostel para conhecer pessoas, mas preciso mentalizar que tenho que deixa tudo sempre organizado. Preguiça!!

    • jonathan

      24/09/2011 at 12:04 pm — Reply

      haha normal Carol, mas pelo visto suas viagens não deixam de ser independentes, ja ta no caminho =D

      Obrigado pela visita e comentário Carol!

      bjão,

      Jonathan Padua

      • Guilherme – Viajando com Eles

        30/10/2012 at 8:40 am — Reply

        Mesmo num albergue é possível ter seu próprio quarto e conforto. Acho que o principal benefício é conseguir interagir com a galera, fazer amizades e enfrentar situações que não estavam dentro do roteiro.

  6. Juliana

    24/09/2011 at 1:21 pm — Reply

    Oi tipo cai num tipo de mochilão bem de para-quedas! ia fazer uma viagem, encima da hora mudei de intinerário! Cara to indo sozinha pela 1 vez para África do Sul e Sozinha 5 semanas !! Ahuaahua é mt bom planejar mas da medinhoooo….

    • jonathan

      24/09/2011 at 1:37 pm — Reply

      Oi Ju, o mochilão vai ser um sucesso, tenho certeza ?

      sempre dá um friozinho na barriga, mas é legal né!

      abs,

      Jonathan Padua

  7. CJ

    24/09/2011 at 5:14 pm — Reply

    Eu to afim de fazer um mochilão ano que vem pela Europa, no meio do ano, tipo em Julho.

    To começando a planejar agora.

    Serão os seguintes países pois tenho amigos que moram neles. Italia, França, Inglaterra, Holanda (este eu não tenho amigos, mas vou lá vocês sabem porque!), Alemanha e Russia!

    Já to ajuntando uma grana, mas to afim de dicas! Tipo qnto eu devo levar? Qnto vou gastar por dia?

    • jonathan

      25/09/2011 at 10:35 pm — Reply

      Olá CJ,

      ainda não visitei nenhum desses países mas tenho vários parceiros lá no twitter que poderão ajudar com certeza. Segue o @EuVoudeMochila lá e bora procurar as melhores dicas.

      Valew!

      abs,

      Jonathan Padua

  8. Vagner

    24/09/2011 at 9:55 pm — Reply

    Caralho mano nem acredito!! estava eu navegando pelo site mais ocioso do mundo http://www.ocioso.com.br/ quando me deparo com um link sobre “Os motivos para não fazer uma viagem de mochilão” abro o link e oque vejo… seu blog recém lançado e já postado no ocioso! parabéns cara continue com essa garra, muito bom o seu Blog! aconselho a todos!!! falou abraços.

    Vagner Inácio

    IMA

    • jonathan

      25/09/2011 at 10:35 pm — Reply

      Valew Vagnão, mto obrigado pelo elogio e pela força.

      Grande abraço,

      Jonathan Padua

  9. Filipe

    24/09/2011 at 10:44 pm — Reply

    Sempre tive vontade de sair pelo mundo a fora, só fico meio preocupado mesmo, é com a violência que nos pressiona a cada dia! Se pudesse me mandar algumas dicas ficaria muito agradecido!

    • jonathan

      25/09/2011 at 10:39 pm — Reply

      Eae Filipe, quanto a violência vc está sujeito a se deparar com ela em qualquer lugar, mesmo aqui no Brasil.

      De qualquer forma, acho que não vale a pena deixarmos de conhecer um lugar bacana por medo da violência, basta tomarmos alguns cuidados. Dê uma olhada nos posts sobre segurança aqui http://www.euvoudemochila.com.br/seguranca/

      Qualquer dúvida que tiver, é só deixar um comentário.

      Um abraço,

      Jonathan Padua

  10. rafael

    26/09/2011 at 5:46 pm — Reply

    Engraçado ahuahauhauah são justamente estas coisas que eu mais aprecio em viajar como mochileiro, albergues ou acampamentos, onde vc conhece muito mais gente (e normalmente pessoas muito mais interessantes, humildes e com conteudo) do que em hoteis), planejar o roteiro, ter mais tempo pra conhecer os lugares (viagem com pacote turistico é tudo corrido e os roteiros são todos pré programados).

    enfim, pra mim mochilão é o melhor jeito de viajar, final do ano estou indo fazer um pela Bolivia, Peru e Chile, já to com passagens compradas não vejo a hora.

    • jonathan

      26/09/2011 at 6:22 pm — Reply

      Exatamente Rafael, essas são as melhores partes quando viajamos de mochilão. =D

      Bolívia, Peru e Chile demais hein. Pretendo fazer esse roteiro mto em breve tbm hehe

      Abração,

      Jonathan Padua

  11. Cidilan (@sepluganomundo)

    28/09/2011 at 10:01 am — Reply

    Oi, Jonathan

    Então, cara… realmente, ser mochileiro não é pra qualquer um… Eu tenho um post lá no site, (acredito) que fala realmente sobre isso.

    Ser mochileiro é ser…:

    – Um agente de viagens, pois nós mesmos temos que buscar passagens, hospedagens, buscar informações sobre localização de uma determinada atração turistíca, como chegar na hospedagem;

    – Guia, pois, nós mesmo determinamos o tempo, o que fazer/ver, somos mais flexíveis, se no decorrer da viagem recebemos uma super dica, de por exemplo conhecer uma cidade bem próxima a aquela que você está, você facilmente, poderá tirar um dia do seu planejamento pra conhecer-la. Exemplo disso, é Tigre, cidade próxima a Buenos Aires, que vale muito a visita…

    – Economista(ou pelo menos, na parte funcional), pois, se faz muito “balanço”, como levar dinheiro de uma forma que me renda mais $, “controle de caixa” pois sempre tá avaliando quanto se tem pra fazer, e dá continuidade a viagem de forma que não fique sem dinheiro no meio da viagem.

    Enfim…. realmente, ser mochileiro não é pra qualquer um! Graças a Deus, que esse preconceito é menor hoje, viagens de mochilão aqui no Brasil ainda não é tão divulgada, como na Europa, em que são mais preparados para nos receber… vou parar, por que… já é outra questão…

    Abraço plugarianos!

    • jonathan

      28/09/2011 at 11:07 am — Reply

      Aoooo Cidilan,

      é bem essa ideia mesmo kara, mto bom!

      valew, um abraço!

      Jonathan Padua

  12. Érika Marques

    28/09/2011 at 10:25 pm — Reply

    Olá Jonathan

    Tudo depende do ponto de vista: o que é um mochilão? Algumas pessoas responderam enfatizando apenas o quesito hospedagem, como a Carol, e isso varia bastante. Mochilão para mim é viajar de maneira independente, fugindo dos pacotes prontos de agências e planejando toda a viagem do começo ao fim. E com certeza engloba várias paradas e cidades visitadas.Podendo se hospedar em hostel ou pousadas, viajar de mochila ou mala entre outros.

    Eu me hospedo do albergue ao resort, viajo da mochila á malona de rodinha, faço a comida no albergue ou visito os melhores restaurantes etc. Tudo vai depender do perfil,espírito e companhia de viagem. No geral sou bem eclética.

    Baseado no meu ponto de visto, listo os MOTIVOS PARA NÃO FAZER UM MOCHILÃO:

    1) Se você não tem tempo para planejar sua viagem, olhar sites fazer reservas e saber o que conhecer: procure uma agência.

    2) Se você é acomodado e não gosta de viagens com várias paradas, conhecendo vários pontos turisticos e cidades no mesmo período.

    Por enquanto é só.

    Beijão e parabéns pelo novo formato do blog!

    Érika

    • jonathan

      28/09/2011 at 11:00 pm — Reply

      Boa Erika, vai depender do que a pessoa considera como mochilão né.

      Na verdade não existe jeito certo de viajar né, existe o seu jeito.

      Curti seu ponto de vista, obrigado por compartilhar e acrescentar ao post.

      Obrigado pelo parabéns =D

      Bjão

      Jonathan Padua

  13. Marcia

    08/10/2011 at 10:04 pm — Reply

    Olá Jonathan,

    Parabéns pelo seu post!

    O título ao contrário das suas intenções me chamou a atenção,hehehe…

    Bom, não precisa dizer que somos adeptos total das viagens estilo mochileiros. Fazíamos algumas restrições quando a Júlia era bem criança, mas agora, conforme ela vai crescendo, vamos ficando cada vez mais “livres”.

    Concordo com você, não existe jeito certo ou errado de viajar. O importante é a viagem!!

    Um grande abraço e parabéns pelo belo trabalho!

    • jonathan

      09/10/2011 at 11:10 pm — Reply

      Oi Marcia,

      obrigado pela visita e pelos elogios.

      Realmente, imagino que com uma criança fica mais difícil e algumas restrições se fazem necessárias, mas ainda assim deve ser mto bom né!

      abração,

      Jonathan Padua

  14. Igor Moret

    03/01/2012 at 2:30 am — Reply

    Ola Jonathan,

    Gostei do artigo. É bom para dar aquela esclarecida inicial para quem tem interesse pelo assunto!

    Eu penso igual à Érika Marques: acho que mochilão é viajar de maneira independente, com a maior liberdade possível. Eu até prefiro me definir como viajante, pois viajo da melhor forma possível de acordo com minhas possibilidades.

    O que algumas pessoas às vezes se confundem é com o estilo que o mochileiro adota. Existem vários tipos de mochileiros: desde aquele que viaja com a família e amigos, e tem a opção de pagar uma suíte em um hostel ou hotel, até aquele que viaja quase sem dinheiro e precisa acampar no mato ou dormir em rodoviárias – esse mais próximo ao andarilho. Isso vai depender do estilo da pessoa, da capacidade financeira para a viagem e da disposição do que pode encarar. O que importa é ter a vontade de viajar com liberdade e independência!

    Eu, por exemplo, como passei a ser viajante-mochileiro junto com minha namorada. Por isso, optamos quase sempre por quarto de casal – suíte ou com banheiro coletivo. Quarto coletivo ou com mais de duas pessoas, só quando vão amigos. Atualmente, estamos até dando mais preferência por hotéis, mesmo que saiam um pouco mais caro que hostels (e às vezes, por incrível que pareça, tenho conseguido preços mais em conta do que hostels). Coisa nossa, que atualmente estamos podendo fazer para se adaptar melhor a nosso estilo (apesar de eu ainda gostar muito de hostel). É o nosso estilo, nossa liberdade, nossa independência!

    Já um amigo meu, com boa condição financeira, está nesse exato momento no México acampando sozinho nos fundos de um hostel. Em uma das últimas viagens dele, ele conseguiu ir em uma cidade no domínio das FARC… coisa que eu nunca faria! É o estilo dele, a liberdade dele, a independência dele!

    Eu só aconselho (como com certeza que você e 99% dos mochileiros e viajantes) é que não deixe de viajar neste estilo somente por causa do medo ou pelo preconceito. Viaje por ter certeza não ser seu estilo. Pois se você tiver um pouco de simpatia com a ideia de poder acordar de manhã e ir para onde quiser, conversar com quem quiser, e voltar para a sua hospedagem e poder planejar seu dia seguinte (ou modificar os planos) como quiser, e gastar bem menos que uma viagem convencional para isso, tente pelo menos uma ou duas vezes! Certamente será uma ótima experiência de vida!!!

    • jonathan

      03/01/2012 at 10:27 am — Reply

      Brother, ótimos pontos citados, assino embaixo de tudo que vc disse!

      Grande abraço,

      Jonathan Padua

  15. Bruh

    19/01/2012 at 1:41 pm — Reply

    assino em baixo Igor e Jonathan!

    Eu no momento tenho viajado aqui no meu estaado mesmo que oferece um monte de lugares legais, e é o que o bolso permite.

    Eu e meu namorado (quase sempre acompanhados por amigos) adoramos acampar, cozinhar no mato, sentir a energia do lugar… na verdade nunca pensei em nós como mochileiros (até porque me inteirei deste conceito a pouco tempo), mãs, se ser mochileiro é viajar, curtir o lugar, interagir com o ambiente e a população, dispensar alguns confortos a fim de ter outras experiências (ou ter conforto…), então somos mochileiros há!

    Por enquanto, continuaremos por aqui, pois pagando faculdade e um apartamento,é o que dá. Mas já estamos pensando em ir mais longe!

    E vocês, conhecem alguma coisa aqui do Rio Grande do Sul?

    • jonathan

      19/01/2012 at 2:58 pm — Reply

      Oi Bruh,

      valew pelo comentário!

      Com certeza vc tem o espírito mochileiro e não importa se vc vai pro outro lado do mundo ou pra uma cidade vizinha, mas sim a forma que vc vai ?

      Eu ainda não conheço o RS, mas tenho mta vontade de ir. Vamos ver num futuro próximo =D

      bjo,

      Jonathan Padua

  16. juliana

    24/01/2012 at 9:17 pm — Reply

    bom, só não faço mochilão pq tenho problemas nas costas e tenho q carregar uma mala de rodinhas mesmo… mas os outros itens listados, faço tudo!!! rs

    • jonathan

      24/01/2012 at 10:06 pm — Reply

      Juliana, perfeito!

      O que vale é o estilo da viagem, totalmente independente ?

      abraços,

      Jonathan Padua

  17. Vital Vieira Filho

    25/02/2012 at 3:57 pm — Reply

    Cara, achei muito bacana todos os pontos de vista postados aqui. Os li com muito interesse porque eu e um amigo estamos nos preparando para fazer uma viagem pela costa do Pacífico começando por Ushuaia, no extremo sul da Argentina. Tenho procurado muitas informações para saber me planejar e minimizar os problemas que possam aparecer, desde o material necessário, levando em conta o peso e a qualidade do equipamento, roupas e acessórios, e informações sobre os locais por onde pretendemos passar.

    Será a primeira aventura que terei nesse universo amplo de expectativa. É um sonho meu, por isso, apesar da certezas das dificuldades, estou muito motivado para iniciá-la.

    Se mais alguém estiver interessado(a)em nos acompanhar será bem vindo(a), mas informamos que a viagem será longa e nossa intenção é subir o continente no estilo trabalhar para se sustentar e ao mesmo tempo fazer toda aquela interação com os locais, aprender línguas e costumes, etc.

    Se você ou alguém tiver dicas para passar prá gente serão bem vindas.

    Obrigado e parabéns pelo seu post.

    • jonathan

      26/02/2012 at 11:42 pm — Reply

      Olá Vital, mto bacana essa aventura que vai fazer hein. Se precisar de algo que eu possa ajudar, basta entrar em contato.

      Se estiver no twitter, tenho bastante perfis que posso te indicar e que podem ser bem útil para vc.

      abraço,

      Jonathan Padua

  18. Sarah

    16/07/2012 at 3:16 pm — Reply

    Oie, primeiramente queria te parabenizar pelo site. Mto interessante! Bem, eu adoooro viajar. Tenho vontade de viajar pelo mundo, infelizmente ainda só tive a oportunidade de conhecer New Zealand. Foi uma experiencia incrivel. Tenho 18 anos, e não mto dinheiro rs. Gostaria de saber na sua opnião, qual idade ideal pra fazer o primeiro mochilão.

    Beijos e abraços ?

    • jonathan

      17/07/2012 at 4:08 pm — Reply

      Oi Sarah, valew pelos elogios.

      Realmente viajar é bom demais e para fazer o primeiro mochilão não tem idade não, basta ter vontade e espírito.

      A única coisa que te digo é que depois de começar vc não vai mais querer parar ?

      Bjos,

      Jonathan Padua

  19. Douglas Sawaki

    12/11/2012 at 9:02 pm — Reply

    Gostei do post!

    Só discordo de um ponto ?

    Não lembro de ter cozinhado em nenhum dos 132 dias do mochilão na Ásia. Nem mesmo um miojo rápido… Então acho que relacionar mochilão com cozinhar a própria comida nem sempre está certo…

    Sou uma exceção??

    Abraço!

    • jonathan

      12/11/2012 at 9:24 pm — Reply

      hahaha é isso ae Douglas!

      Agora, me conta o segredo… como conseguiu viajar tudo isso sem precisar cozinhar hehehe

      valew meu caro.

      um abraço,

      Jonathan Padua

  20. Flávia

    25/05/2013 at 2:19 am — Reply

    Mochilar é muito bom… To partindo pra minha segunda vez agora e planejar dá um trabalhão.. mas já estou contando os dias pra chegar…

    Adorei o blog, obrigada pelas dicas…

    • jonathan

      26/05/2013 at 6:19 pm — Reply

      Flavia, valew pelos elogios.

      Boa viagem pra vc!

      um abraço,

      Jonathan Padua

  21. Gustavo (@BlogCheckIn)

    13/03/2014 at 11:11 pm — Reply

    Nunca fiz mochilão e também não tenho vontade. Eu não faço questão de hotéis chiques, cheguei até a experimentar o albergue Che Lagarto em Montevidéu e até achei curiosa a aventura, mas meu estilo de viagem é de programar tudo certinho antes, roteiro com planos A, B e C, então não acho legal a ideia de fazer um tipo de viagem que seja mais “arriscado” a rolar perrengues. Apesar de achar bem legal quem faz!

    Boa discussão!

    Abraço!

    • jonathan

      15/03/2014 at 9:45 pm — Reply

      Isso ae Gustavo! Não importa como, o importante é viajar né não?

      abraços,

      Jonathan Padua

  22. Coisas básicas que um viajante deve saber – Como organizar uma viagem | O mundo fora do Aquário

    14/05/2014 at 12:08 am — Reply

    […] Foto: Eu vou de mochila […]

  23. Rafaela

    15/06/2014 at 11:42 pm — Reply

    Oi, bom eu queria saber, qual e a idade minima pra poder fazer um mochilão?

  24. Madureira

    16/08/2014 at 10:33 am — Reply

    Ae Jonathan !

    Comecei a planejar meu mochilão e encontrei esse site e está sendo de grande ajuda. Mas poderei ir daqui alguns meses. Vou com a cara e a coragem, pretendo gastar o mínimo possível. Bom, pra dinheiro eu sempre fui controlado. A intenção é curtir a aventura da liberdade, conhecer o que for possível e sem pressa.

    Vou sozinho mesmo, mas se encontrar uma companhia, melhor.

    Quero conhecer esse Brasil. Não quero olhar para trás um dia e me arrepender do que não fiz.

    Espero que outras pessoas criem coragem. Dinheiro não é tudo, claro que precisamos. Mas se prestarmos atenção, é possível fazer muito com pouco dinheiro.

    Tudo de bom !

    • jonathan

      16/08/2014 at 11:34 am — Reply

      Eae Madureira

      legal que curtiu o site, espero que ajude nas suas aventuras.

      E a ideia é essa mesma, lá na frente você vai se arrepender das coisas que não fez, não das coisas que fez.

      Abração,

      Jonathan Padua

  25. ROBERTO PEDROSO

    22/10/2014 at 6:58 pm — Reply

    Bah, Jonatan to planejando o mochilar pela Europa por fev/2015. Tuas dicas são ótimas guri!!!!!!!! Não sei se volto de Barcelona hehe

    • jonathan

      22/10/2014 at 8:13 pm — Reply

      Fala Roberto, bom saber que as dicas te ajudam.

      Boa viagem!

      Abraços,

      Jonathan Padua

  26. Jr Caimi

    19/03/2015 at 4:50 pm — Reply

    Excelente post! Se tem algo que descobri sobre viagem é que não existe jeito certo, existe apenas o seu jeito…

    abra~ço

    • jonathan

      19/03/2015 at 5:25 pm — Reply

      Boa Jr. o negócio é viajar…

  27. Maria Cristina

    27/07/2015 at 3:20 pm — Reply

    Olá, eu tenho vontade de fazer mas eu não sei para onde ir.talvez eu já em meu aniversário de 15 anos com na meu irmão de 17 me ajudeeee para onde vou? Como planejar?quanto levar? Desde já obrigada

Leave a Reply