Imagina na Copa
Chegamos ao último Turismo Em Debate de 2012 e pra fechar com chave de ouro fizemos um compilado de tudo o que foi debatido durante o ano e relacionamos com os grandes eventos que acontecerão no Brasil durante os próximos anos.
Os maiores deles sem dúvida são a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016. Parece que ainda tá longe, mas eventos desse porte devem ser planejados com bastante antecedência e se as organizações não correrem, não dará tempo.
Começamos o debate com uma pergunta direta: “Estamos preparados para receber os próximos grandes eventos esportivos no Brasil?”
Com toda a certeza não estamos… mas estaremos prontos? Desculpe aos mais otimistas, mas eu acho que não…
A preocupação maior é de que esse atraso seja proposital para poder facilitar a corrupção, porque por mais que digam que são competições esportivas com a intenção da interação entre os países e blá blá blá, na verdade é tudo pelo dinheiro.
Algumas cidades estão a frente de outras, é o caso do Rio de Janeiro que já está acostumada a receber grande número de turistas e a sediar eventos de grande porte, como os Jogos Pan-Americanos de 2007.
Um assunto bastante comentado no debate foi a respeito da infra-estrutura básica como segurança e transporte.
As cidades sedes não são nem de longe exemplos de segurança pública e com o grande movimento de turistas a polícia terá muito trabalho.
Sobre os transportes, o Brasil não possui ferrovias o que pra mim é uma vergonha. Todo o transporte será feito por rodovia ou aéreo, então imagine o movimento nas estradas e aeroportos…
O que a maioria das pessoas no debate concordaram é que o governo deveria priorizar outras áreas que são de primeira necessidade para a população como saúde, educação, moradia, etc.
A preocupação com o que vai ficar desses eventos também é grande, será que teremos “elefantes brancos” após Copa do Mundo e Jogos Olímpicos?
E como ficará a imagem do Brasil lá fora?
Acredito que daremos conta de fazer bem feito e até ficar bem as vistas dos gringos, mas o quanto isso irá melhorar a vida da população?
Agora é esperar pra ver.
No Comment