Resenha do livro: “Na natureza selvagem”
Não tem jeito de falar do livro Na Natureza Selvagem sem falar do filme de mesmo nome, até mesmo porque conheci primeiro o filme e só depois fui saber que era baseado no livro que, por sua vez conta uma história real.
Jon Krakauer, mesmo autor de No ar rarefeito, foi o responsável por escrever um artigo para a revista Outside, publicado em Janeiro de 1993, sobre um jovem americano chamado Christopher Johnson McCandless, ou simplesmente Chris McCandless que em 1990 abandonou tudo(família, carro, dinheiro) e começou uma jornada de dois anos até o Alasca. Criou um novo nome, talvez seu alter-ego, Alexander Supertramp e viveu durante esses dois anos como um indigente, não tinha residência fixa, trabalhou em vários lugares apenas para ter dinheiro suficiente para prosseguir sua jornada e conheceu os mais variados tipos de pessoas. Quando chegou ao seu destino, adentrou, soziinho e sem recursos Na Natureza Selvagem.
Segundo o autor a pesquisa feita por ele para criar o artigo, foi pouco! Ele queria mais e assim fez, passou mais de um ano refazendo os passos de McCandless, conversando com as pessoas que tiveram contato com aquele jovem durante sua jornada e também com os familiares de Chris.
Isso, na minha opinião, é o grande diferencial do livro, o autor buscou os mínimos detalhes desta jornada e você poderá observar no livro trechos de textos reais, escritos pelo próprio Chris, depoimentos dos familiares e de pessoas que estiveram com ele durante esse período e ainda trechos de livros de Tolstoi e Thoreau (seus preferidos) destacadas pelo próprio Chris.
Chris McCandless era de uma família rica, bem afeiçoado e muito inteligente, mas após terminar a faculdade resolveu abandonar essa vida, virou Alexander Supertramp, deixou tudo e todos para trás e foi atrás de respostas.
Sua família ficou sem notícias durante 2 anos, período em que Chris, ou melhor Alex, não estabeleceu residencia em canto algum e viveu perambulando à margem da sociedade.
Sua meta era o Alasca onde chegou após os 2 anos e lá ficou durante 6 semanas, onde pode viver em contato com a natureza mais pura e com seu verdadeiro eu. Acredito também que deve ter encontrado as respostas que tanto buscava ou então apenas adquirido mais dúvidas em relação à vida ou a forma que temos hoje de levar a vida.
Se você já assistiu o filme mas não leu o livro, não espere encontrar uma narrativa da história com mais detalhes como é comum em caso de adaptações de livro para cinema, Na Natureza Selvagem não é um livro escrito no formato de uma narrativa, está mais para uma espécie de documentário.
Mas isso não quer dizer que o livro seja chato de ler, muito pelo contrário, o autor consegue mesclar informações, com narrativas, aspectos/experiências de outros aventureiros e situações vividas por ele próprio.
Recomendo muito a leitura, pois a história de Chris nos faz pensar se estamos realmente dando valor as coisas importantes da vida.
Após a leitura, recomendo igualmente o filme, como nesse Top 10, que faz com que nos identifiquemos ainda mais com Alex Supertramp e conta com uma trilha sonora igualmente incrível, digna do ótimo livro.
25 Comments
Leave a Reply
Resenha do livro: “Na natureza selvagem” http://t.co/6EwmKxt
Resenha do livro: “Na natureza selvagem” http://t.co/6EwmKxt
Finalmente saiu minha opinião sobre o livro “Na natureza selvagem” dá uma olhada lá http://t.co/6EwmKxt
Postei hoje -> Resenha do livro: “Na natureza selvagem” http://t.co/6EwmKxt
Postei hoje -> Resenha do livro: “Na natureza selvagem” http://t.co/6EwmKxt
Postei hoje -> Resenha do livro: “Na natureza selvagem” http://t.co/6EwmKxt
RT @EuVoudeMochila: Postei hoje -> Resenha do livro: “Na natureza selvagem” http://is.gd/kyMDBj
Antes de ir dormir, dá uma olhada na minha opinião sobre o livro “Na natureza selvagem” http://t.co/6EwmKxt
Primeiramente gostaria de ressaltar que estou aqui pq o meu filme preferido é Into The Wild.
Por que? Porque me identifico com ele (Supertramp) em todos os aspectos……
Gostei da abordagem sobre o livro, porque ainda não li. Com certeza lerei!!
Valeu amigo!
Legal Laura, não irá se arrepender se ler o livro viu, mto bom mesmo!
Valew!
Abs,
Jonathan Padua
RT @EuVoudeMochila: Resenha do livro: “Na natureza selvagem” http://t.co/Im3IhtO
Leia a resenha do ótimo livro do Jon Krakauer, "Na Natureza Selvagem" no blog @EuVoudeMochila: http://t.co/6EwmKxt
Pra começar bem o dia: Resenha do livro “Na natureza selvagem” http://t.co/6EwmKxt
@MarinaFanti olha o que tá lá no blog http://t.co/q0zXasw – Espero que curta! =]
Já assistiu o filme Na Natureza Selvagem? E o livro, já leu? Confire a resenha aqui http://t.co/6EwmKxt
Sem contar a trilha sonora RT @EuVoudeMochila: Já assistiu o filme Na Natureza Selvagem? E o livro, já leu? resenha aqui http://t.co/6EwmKxt
Sem contar a trilha sonora RT @EuVoudeMochila: Já assistiu o filme Na Natureza Selvagem? E o livro, já leu? resenha aqui http://t.co/6EwmKxt
Bela resenha!
É isso msm, acho que nós mochileiros temos todos um lado meio Supertramp e procuramos nas nossas andanças, autoconhecimento, respostas, uma motivação na vida… Amo esse livro e gostei muito do filme. Foi tema de um semestre na minha aula de psiquiatria na Faculdade. A questão: Ele era esquizofrênico? Polêmico… Mas a conclusão foi que sim, ele passou o limite da realidade a certa altura e nunca mais conseguiu colocar os pés no chão. So sad… So deep!!
Bjs
Resenha do livro: “Na natureza selvagem” ♦ http://t.co/u8GFvsY
Nossa! Acabei de ler esse livro, fantástico! Alex foi ousado em abandonar tudo e ir em busca de respostas! É um livro no qual o final não faz tanta diferença. Se ele morre ou não, não importa. Mas o caminho que ele fez, esse sim é o auge do livro. Muito bom! ?
Oi Francielly,
também penso igual a vc, o que aconteceu no final não faz diferença, tudo o que ele viveu durante a jornada dele deve ter feito toda a diferença.
abs,
Jonathan Padua
Bã fiquei crealmente interessada no livro, entrou na meta de leitura 2012!
Oi Bruh,
legal! Depois me conte o que achou =)
Não deixe de assistir o filme tbm ?
abs,
Jonathan Padua
Esse livro é o máximo! Não só me ajudou a ter mais certeza de como quero ser e encarar a vida como, também, me levou a buscar conhecer a obra de Thoreau, que tem tudo a ver com o estilo de vida Mochileiro e desapegado.
Bem legal a resenha!
Valew Thaís!
Verdade, Thoreau é muito bom ?