Um passeio pelo Pari com a galera do SampaPé
No sábado, 19 de outubro passado, fui ver a ótima apresentação dos amigos Guilherme do Viajando com Eles e do Rafael do Esse Mundo é Nosso no Encontro dos Viajantes organizado pela galera do Quatro Cantos do Mundo.
O encontro era as 17hs então pensei em ir pra São Paulo logo pela manhã e fazer algo por lá antes de ir para o encontro.
Comecei minhas pesquisas e acabei encontrando o SampaPé que naquela data iria fazer o Passeio Cultural e Gastronômico no Pari.
Entrei em contato e acertei tudo para participarmos do tour.
Nos encontramos pela manhã em frente a estação Armênia, todos se apresentaram e uma das nossas guias começou a explicar um pouco sobre a construção da estação, a vinda dos imigrantes e o nascimento do bairro.
Pari é o nome de uma armadilha para pegar peixes que os antigos utilizavam muito na região.
O bairro fica às margens do Rio Tietê e seus primeiros moradores eram imigrantes italianos, espanhóis, portugueses, posteriormente sírios e libaneses e mais recentemente asiáticos e sul-americanos.
Por lá você não encontrará muitos prédios altos, a maioria são casas e prédios com poucos andares, também tem bastante comércio e algumas empresas.


Caminhamos por algumas ruas, sempre observando locais importantes e ouvindo as explicações e histórias das guias.
Achei bem importante termos o acompanhamento de guias, pois lugares com histórias bem legais passariam despercebidos se estivéssemos caminhando sozinhos por lá.
Passamos por algumas igrejas, uma fábrica de doces/bolachas/biscoitos, uma vila (tipo a do Chaves) e alguns comércios.
Nossa primeira parada gastronômica foi no restaurante português Casa Santos na Rua Conselheiro Dantas, 92. Num ambiente muito agradável podemos experimentar o bolinho de bacalhau que era delicioso.
Depois de caminharmos mais um pouco pelo bairro, conhecemos uma mesquita e logo em frente na Rua Barão de Ladário, 922 fica o Restaurante Abu Ali onde fomos almoçar. Experimentamos algumas iguarias da cozinha árabe como o shawarma e as esfihas, recomendo fortemente.

Hora da sobremesa!
Saímos do restaurante e partimos para a doceria libanesa Cheaib, experimentamos o bolo de semolina e ali finalizamos o passeio.
O passeio durou cerca de 4 horas e foi bem divertido, conhecemos lugares e pessoas legais e passamos um sábado diferente.
Pretendo fazer os outros passeios que a galera do SampaPé oferece e se você também tiver afim, dá uma olhada na agenda deles.
No Comment